|
Primeiros anos e busca espiritual

Paramahansa Yogananda aos seis anos de idade

Paramahansa Yogananda cujo nome de família era Mukunda Lal Ghosh, nasceu no dia 5 de janeiro de 1893 em Gorakhpur (Índia), numa família bengali religiosa e próspera. Desde cedo anos ficou evidente para os que com ele conviviam que a profundidade de seus conhecimentos e de sua experiência em assuntos espirituais estava muito além do comum.

Seus pais eram discípulos de Lahiri Mahasaya, renomado mestre que contribuiu decisivamente para o reavivamento da Kriya Yoga na Índia moderna. Quando Yogananda era bebê, ainda nos braços da mãe, Lahiri Mahasaya o abençoou e fez a seguinte previsão: Mãezinha, teu filho será um iogue. Como uma locomotiva espiritual, conduzirá muitas almas ao reino de Deus.


Swami Sri YukteswarNa juventude Mukunda visitou muitos santos e sábios da Índia, esperando encontrar um mestre iluminado que o guiasse na busca espiritual. Em 1910, com 17 anos, encontrou o venerado Swami Sri Yukteswar Giri (à direita). e se tornou seu discípulo. A maior parte dos 10 anos seguintes ele passou no eremitério desse grande mestre de yoga, de quem recebeu disciplina rígida mas amorosa.

Desde o primeiro encontro e em muitas ocasiões posteriores, Sri Yukteswar disse a seu jovem discípulo que ele havia sido escolhido para divulgar a antiga ciência de Kriya Yoga nos Estados Unidos e no mundo.

Paramahansa Yogananda quando jovemEm 1915, após receber o diploma da Universidade de Calcutá, Mukunda fez os votos formais como monge da venerável Ordem Monástica dos Swamis da Índia. Então recebeu o nome de Yogananda (que significa bem-aventurança suprema, ananda, através da união divina, yoga). Assim foi satisfeito seu ardente desejo de consagrar a vida a amar e servir a Deus

 

 Back to previous page
2 de 7
Forward to Next Page

 

 

 

 

 

gold lotus rule

Ler mais sobre a Autobiografia de um Iogue, um dos mais aclamados clássicos da literatura espiritual.

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados