Início da missão mundial
Yogananda iniciou a obra a que consagrou sua vida com a fundação, em 1917, de uma escola para meninos, cujo programa educacional, baseado em seus princípios sobre a arte de viver, combinava métodos educativos modernos com a disciplina iogue e a formação de ideais espirituais. O marajá de Kasimbazar ofereceu seu palácio de verão, situado em Ranchi (a 320 km de Calcutá), para sediar a escola. Alguns anos depois, quando Mahatma Gandhi visitou a escola, escreveu: “Esta instituição deixou profunda impressão em minha mente.”
Certo dia em 1920, enquanto meditava na escola de Ranchi, Yogananda teve uma visão divina lhe mostrando que o momento de começar o trabalho no Ocidente havia chegado. Ele foi imediatamente para Calcutá e no dia seguinte recebeu um convite para representar a Índia no Congresso Internacional de Religiosos Liberais, que ocorreria naquele ano em Boston. Sri Yukteswar confirmou a oportunidade do momento: “Todas as portas estão abertas. É agora ou nunca.”
Pouco antes de partir, Yogananda recebeu a visita de Mahavatar Babaji, o mestre imortal que trouxe para a era atual a antiga ciência da Kriya Yoga. Babaji lhe disse: “Foi você quem eu escolhi para difundir a mensagem da Kriya Yoga no Ocidente. Há muito tempo, encontrei seu guru Yukteswar num Kumbha Mela e lhe disse então que o enviaria para treinamento. Kriya Yoga, a técnica científica de realização divina, terminará por difundir-se em todas as terras e ajudará a harmonizar as nações por meio da percepção pessoal e transcendente que o ser humano terá do Pai Infinito.”
O jovem swami chegou a Boston em setembro de 1920. Sua primeira palestra na abertura do Congresso Internacional de Religiosos Liberais teve como tema “A ciência da religião” e foi recebida com muito entusiasmo. No mesmo ano, Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship para difundir pelo mundo os ensinamentos da milenar ciência e filosofia da yoga e a imemorial tradição da prática da meditação provenientes da Índia. O primeiro centro de meditação da SRF foi estabelecido em Boston com a ajuda do Dr. M. W. Lewis e sua esposa e da Sra. Alice Hasey (Irmã Yogmata), que se tornaram discípulos de Yogananda e assim permaneceram até o fim da vida.
Nos anos seguintes Yogananda fez conferências e deu aulas na costa leste dos Estados Unidos e em 1924 fez uma série de palestras por todo o país. Quando chegou a Los Angeles no início de 1925, ali estabeleceu, no topo de Mount Washington, a Sede Internacional da Self-Realization Fellowship, que passou a ser o coração espiritual e administrativo de sua obra, a crescer constantemente.
Ler mais sobre a Autobiografia de um Iogue, um dos mais aclamados clássicos da literatura espiritual.
 |
3 de 7
|
 |

Ler mais sobre a Autobiografia de um Iogue, um dos mais aclamados clássicos da literatura espiritual.