|

Graphic: Sri Daya Mata In Memorium medium
(31 de janeiro de 1914 – 30 de novembro de 2010)


Excertos dos Escritos de Sri Daya Mata

 

A importância de se buscar Deus

O mundo inteiro pode nos decepcionar ou abandonar mas, se tivermos estabelecido um relacionamento interior, meigo e afetuoso com Deus, nunca nos sentiremos sozinhos ou abandonados. Ao nosso lado encontraremos sempre esse Alguém que é o verdadeiro Amigo, o verdadeiro Amor, o verdadeiro Pai ou a verdadeira Mãe. Deus é para você qualquer aspecto em que você O conceba.

SRF Rule

Em cada coração humano existe um vazio que só Deus pode preencher. Faça do encontro com Deus sua prioridade.

SRF Rule

A cada um de nós Deus deu um silencioso templo interior, onde ninguém mais pode entrar. Ali podemos estar com Deus. Não precisamos falar muito sobre isso. E isso não nos afasta de nossos entes queridos. Ao contrário: fortalece e torna mais afetuosos e permanentes todos os nossos relacionamentos.

Quando vamos diretamente para a Fonte de que se originam todos os amores – o amor dos pais pelo filho, do filho pelos pais, do marido pela mulher, da mulher pelo marido, do amigo pelo amigo –, bebemos de um manancial que nos sacia além de toda a imaginação.

SRF Rule

O homem foi dotado de mente e um corpo com cinco sentidos, por meio dos quais percebe este mundo finito e com ele se identifica. O homem não é, porém, nem o corpo nem a mente; sua natureza é espírito, a alma imortal. Sempre que tentar encontrar a felicidade permanente por meio das percepções sensoriais, suas esperanças, seu entusiasmo e seus desejos naufragarão, com a mesma frequência, nos rochedos da profunda frustração e desapontamento. Tudo no universo material é essencialmente efêmero e sempre cambiante. O que está sujeito a mudanças traz em si as sementes da decepção. E, desse modo, nosso navio de expectativas mundanas, cedo ou tarde, encalha nas águas rasas do desencanto. Devemos, portanto, buscar Deus, porque Ele é a origem de toda a sabedoria, todo o amor, toda a bem-aventurança, todo o contentamento. Deus é a fonte de nosso ser, a fonte de toda a vida. E nós somos feitos à Sua imagem. Quando O encontrarmos, perceberemos essa verdade. 

Desenvolver um relacionamento amoroso com Deus

Não pense em Deus como uma palavra, como um desconhecido, ou como alguém lá no alto, aguardando para julgá-lo e puni-lo. Pense Nele como gostaria que pensassem em você, se você fosse Deus. 

SRF Rule

Uma de nossas maiores fraquezas é que temos medo de Deus. Receamos reconhecer, diante Dele, as coisas que afligem profundamente nossa alma, coração e consciência. Mas isso está errado. O Amado Divino é o primeiro a quem você deveria relatar todos os seus problemas. (…) Por quê? Porque, muito antes de você mesmo reconhecer suas fraquezas, Deus já as conhecia. Você não vai contar nada de novo a Ele. Mas há um maravilhoso alívio para a alma quando você pode desabafar com Deus. 

SRF Rule

Em meu relacionamento com Deus, gosto de pensar no Ser Divino sob o aspecto de Mãe. O amor de um pai muitas vezes é medido pela razão e pelo mérito do filho. Mas o amor de mãe é incondicional; para seu filho, ela é toda amor, compaixão, perdão. (…) Podemos nos aproximar do aspecto materno de Deus como filhos, e reclamar Seu amor, independentemente de nosso mérito." 

SRF Rule

Quando chamamos por Deus no centro silencioso do coração – com o desejo simples e sincero de conhecê-Lo e sentir o Seu amor – atraímos infalivelmente Sua resposta. A doce presença do Amado Divino torna-se a suprema Realidade. Traz a completa satisfação. Transforma nossa vida.

SRF Rule

O que comove o coração de Deus não são necessariamente as longas orações. Mesmo um só pensamento expresso repetidamente nas profundezas da alma atrai a grandiosa resposta divina.

Nem gosto muito de usar a palavra prece, que parece indicar um apelo formal e unilateral a Deus. Para mim, conversar com Deus, falar com Ele como se fala a um amigo próximo e querido, é uma forma de oração mais natural, pessoal e eficaz.

SRF Rule

Desenvolva um relacionamento mais pessoal com Deus vendo a si mesmo como Seu filho, Seu amigo ou Seu devoto. Deveríamos apreciar a vida conscientes de que estamos compartilhando nossas experiências com esse Alguém que é supremamente bondoso, compreensivo e amoroso.

SRF Rule

Nosso relacionamento com Deus fica muito simples e afetuoso quando nos esforçamos por lembrar como Ele está próximo de nós, em todos os momentos. Se buscamos demonstrações milagrosas ou resultados fenomenais na busca de Deus, podemos não notar os muitos modos em que Ele vem a nós o tempo todo. 

SRF Rule

Durante o dia, sempre que alguém fizer algo para ajudá-lo, veja as mãos de Deus na concessão dessa dádiva. Quando alguém disser algo gentil a seu respeito, ouça a voz de Deus por trás das palavras. Quando alguma coisa boa ou bela abrilhantar sua vida, sinta que vem de Deus. Relacione com Deus tudo o que acontece em sua vida.


A importância da meditação

As pessoas vêm a mim, aqui e no exterior, e dizem: "Como é que consegue ficar imóvel, meditando por tantas horas? O que faz nesses períodos de quietude?" Os iogues da antiga Índia desenvolveram a ciência da religião. Descobriram que, por meio de certas técnicas científicas, é possível acalmar a mente a tal ponto que não haja nenhuma ondulação de pensamentos inquietos perturbando-a ou distraindo-a. Nesse transparente lago da consciência, contemplamos dentro de nós a imagem refletida do Divino. 

SRF Rule

As escrituras do mundo dizem que somos feitos à imagem de Deus. Se é verdade, por que não sabemos que somos imaculados e imortais, como Ele é? Por que não temos consciência de que somos personificações de Seu espírito? (…)

O que é mesmo que as escrituras dizem? "Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus". "Orai sem cessar." (…)

Praticando regulamente a meditação iogue com séria atenção, chegará a hora em que subitamente você se dirá: "Ah! Não sou este corpo, apesar de usá-lo para me comunicar com o mundo. Não sou a mente, com suas emoções de ira, ciúme, ódio, ganância, inquietude. Sou este maravilhoso estado de consciência interior. Sou feito à divina imagem da bem-aventurança e do amor de Deus."

SRF Rule

Há várias chaves que nos permitem ser extremamente ativos sem perder a paz ou o equilíbrio interiores. A primeira chave é iniciar o dia com um período de meditação. As pessoas que não meditam jamais conhecerão a formidável paz que preenche a consciência quando a mente se interioriza profundamente. Você não pode chegar a esse estado pelo pensamento; ele existe além da mente consciente e dos processos do raciocínio. É por isso que as técnicas de meditação iogue que Paramahansa Yogananda nos ensinou são tão maravilhosas; o mundo inteiro deveria aprender a usá-las. Quando você as pratica corretamente, sente que está nadando num oceano de paz interior. Comece o dia ancorando a mente nessa tranquilidade interior.

SRF Rule

Com a meditação vem o esquecimento de si, pensando mais em termos de seu relacionamento com Deus e em servir a Deus nos outros. O devoto precisa esquecer seu pequeno eu, se ele quer lembrar que é feito à imagem imortal e sempre consciente de Deus. A Bíblia diz: "Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus". Isso é Yoga. (…) Somente ao elevar a consciência para os centros mais altos de percepção pode o devoto compreender que é feito à imagem de Deus. 

SRF Rule

A paz e a harmonia buscadas com tanta urgência por todos não podem ser obtidas das coisas materiais ou de qualquer experiência exterior. (…) O segredo de levar harmonia às circunstâncias externas da vida é estabelecer harmonia interna com sua alma e com Deus. Reserve um pouco de tempo, todos os dias, para se retirar do mundo, interiorizar a mente e tentar sentir a presença de Deus. Esse é o propósito da meditação. Você descobrirá que, depois de meditar profundamente e harmonizar a consciência com a divina paz interior, não ficará tão estressado com as dificuldades externas. Conseguirá enfrentá-las sem perder a compostura e sem reações excessivas. (…) Você tem uma força interior que o capacita a dizer: "Muito bem, vou enfrentar este obstáculo e vencê-lo".

Viver uma vida equilibrada

Dentro de cada um de nós existe um templo de quietude, que não permite a intrusão das agitações do mundo. Independentemente do que possa estar ocorrendo ao nosso redor, quando entramos no santuário de silêncio em nossas almas, sentimos a abençoada presença de Deus e recebemos Sua paz e Sua força. 

SRF Rule

Quando vejo pessoas cujas mentes estão atormentadas por muitos problemas – frustrações, infelicidades, decepções – meu coração sofre por elas. Por que os seres humanos são flagelados por esse tipo de experiência? Por uma razão: eles esqueceram a Divindade, da qual vieram. Se você conseguir perceber que a única coisa que falta em sua vida é Deus, e se resolver superar essa falta esforçando-se para se impregnar da consciência de Deus na meditação diária, chegará a hora em que vai se sentir tão completo, tão cheio de plenitude, que nada poderá perturbar ou abalar você. 

SRF Rule

A adversidade não vem para nos destruir ou punir, mas sim como uma ajuda para despertar a invencibilidade que existe na alma.(…) As dolorosas provações que enfrentamos são apenas a sombra da mão de Deus, estendida para nos abençoar. O Senhor está muito ansioso para nos tirar de maya, este atribulado mundo da dualidade. As dificuldades que permite que enfrentemos são necessárias para apressar nosso retorno a Ele.

SRF Rule

É o indivíduo espiritualmente equilibrado que verdadeiramente tem êxito. Não estou me referindo ao sucesso monetário; esse tem pouca importância. Esta tem sido a minha experiência, como era a de Paramahansaji: conheci um grande número de seres humanos materialmente prósperos, porém emocional e espiritualmente fracassados – estressados; sem paz interior e sem a capacidade de dar e receber amor; impossibilitados de se relacionarem harmoniosamente com a própria família, com outros seres humanos ou com Deus. O êxito de uma pessoa não pode ser medido pelo que ela tem, apenas pelo que ela é e pelo que pode dar de si para os outros.

A meditação nos ajuda, como nada mais neste mundo, a alinhar nossa vida exterior com os valores internos da alma. Ela não nos afasta da vida em família ou dos relacionamentos com os demais. Pelo contrário, torna-nos mais amorosos, mais compreensivos – nos faz querer servir nosso marido, nossa esposa, nossas crianças, nossos vizinhos. A verdadeira espiritualidade começa quando incluímos os outros em nosso desejo de felicidade, quando expandimos nossos pensamentos para além do sentido de "eu, mim e meu". 

SRF Rule

Como é maravilhosamente diferente e satisfatória a vida equilibrada em Deus, que nos foi mostrada por Paramahansa Yogananda! (…) As pessoas imaginam que quando buscamos Deus temos de ser, oh!, tão solenes! Mas essa falsa piedade não vem da alma. Os vários santos que conheci e com quem me associei, inclusive Paramahansaji, eram joviais, espontâneos, inocentes. Não quero dizer infantis – imaturos, irresponsáveis; quero dizer inocentes – alguém que pode desfrutar dos prazeres mais simples, que vive com prazer, como uma criança. Hoje, na civilização ocidental, as pessoas não sabem desfrutar das coisas simples. Tornaram-se tão saturadas em seus gostos que nada as satisfaz: exteriormente, estimuladas em excesso; interiormente, famintas e vazias – então, têm de beber ou se drogar como forma de fuga. Os valores da cultura contemporânea são doentios, antinaturais; é por isso que não produzem muitos indivíduos verdadeiramente equilibrados e famílias que não se destroem. (…) Vamos voltar para os prazeres simples da vida. 

O caminho para a paz e a harmonia mundial

A paz e a harmonia buscadas com tanta urgência por todos não podem ser obtidas das coisas materiais ou de qualquer experiência exterior; é simplesmente impossível. Talvez, admirando um belo pôr do sol, estando nas montanhas ou no mar, possamos sentir uma serenidade temporária. Mas nem o cenário mais inspirador lhe trará paz se você não estiver em harmonia consigo mesmo.

O segredo de levar harmonia às circunstâncias externas da vida é estabelecer harmonia interna com sua alma e com Deus. 

SRF Rule

Não é realista falar sobre a paz entre as nações se as pessoas nessas nações não estão em paz. E não podem estar em paz com seus vizinhos – ou mesmo com os membros da própria casa – se não estão em paz consigo mesmas. Tem que começar com o indivíduo. Uma das primeiras perguntas que as pessoas me fazem em cada país, em minhas viagens pelo mundo, é: "Como posso encontrar a paz?" Eu lhes digo: "Não há nenhum outro meio senão entrando na presença de Deus". A meditação diária – o alicerce deste ensinamento que foi trazido por Paramahansa Yogananda – é o caminho para restabelecer o equilíbrio espiritual na vida de indivíduos oprimidos e de famílias fragmentadas e para ressuscitar os valores que nutrirão a paz e a harmonia na casa maior de nossa família mundial.

SRF Rule

Se olhamos ao redor de nós com os olhos da sabedoria, é óbvio que as condições mundiais forçarão a humanidade a desenvolver um relacionamento mais íntimo com Deus. Este globo terrestre que, nos últimos séculos, parecia tão imenso foi reduzido, comparativamente falando, ao tamanho de uma laranja. Já não podemos nos considerar separados de outros povos e culturas do mundo; as comunicações modernas e os meios de transporte verdadeiramente nos colocaram face a face, tornando absolutamente necessário que desenvolvamos a maturidade espiritual para compreender uns aos outros e conviver bem, tal como os membros da mesma casa precisam fazer. Preconceitos e intolerância – duas grandes fraquezas da natureza humana – precisam acabar. (…)

Agora, mais do que nunca, precisamos aceitar a verdade: este é um mundo só. É composto de todos os diferentes tipos de pessoas, com todas as suas múltiplas aparências físicas, mentalidades, interesses, motivações. Entretanto, unindo essas flores de individualidade humana, infinitamente variadas, existe um princípio básico que percorre a todos nós como o fio de uma guirlanda – e esse princípio é Deus. Aos olhos Dele, ninguém é maior, ninguém é menor; somos todos Seus filhos. Deus não está nem um pouquinho interessado no lugar onde nascemos, na religião que seguimos ou na cor de nossa pele – que nos importa se nossas almas vestem uma roupa vermelha, negra, amarela ou branca? Muito menos para Ele. Mas Ele está interessado no nossso comportamento. Esse é o único critério pelo qual Ele julga Seus filhos. Se estamos cheios de preconceitos, colheremos preconceitos da mesma maneira. Se estamos cheios de ódio, colheremos ódio da mesma maneira. Se estamos cheios de ressentimento para com algum grupo de pessoas, é certo que estamos plantando sementes de inimizade que, um dia, nós mesmos teremos de colher. (…)

Sob as diversas crenças e práticas há conceitos espirituais comuns a todas as religiões. (...) Paramahansaji sempre tentou chamar a atenção dos devotos para essas verdades básicas universais – não simplesmente como matéria para crenças e dissertações, mas como uma necessidade prática para ser exercitada na vida diária. Dessas, a mais importante – ensinada pelos salvadores da humanidade através dos séculos – é a de cada indivíduo comungar direta e pessoalmente com a Divindade. (…)

Quanto mais nos esforçarmos, pela meditação diária, para viver nessa consciência, para lembrar de nossa verdadeira natureza, tanto mais expressaremos aquela divindade que estava em Cristo e está em cada um de nós. Essa é a mensagem da Self-Realization. É uma mensagem que a Índia pode aceitar, que os cristãos podem aceitar, que todos os adeptos de qualquer religião podem aceitar. Não contraria o ensinamento de nenhuma fé. 

SRF Rule

O pensamento tem enorme poder. Todas as ações brotam do pensamento. Tudo, neste mundo finito, é resultado do pensamento. É a força mais potente do universo, com o poder de afetar vidas, comunidades e nações. Como é importante, então, que nossos pensamentos sejam positivos, e não negativos. Hoje, há milhões de pessoas que estão pensando e agindo de modo negativo. Logo, é do nosso próprio interesse e do nosso planeta inteiro que desempenhemos um papel ativo em orar pelos nossos semelhantes. Quando almas em número suficiente participarem, as vibrações combinadas de seus pensamentos de bondade, amor, compaixão e comportamento positivo gerarão uma força poderosa, com o poder de mudar a vida no mundo inteiro. 

O Guru: recordações de Paramahansa Yogananda

Eu era uma jovem de dezessete anos, e a vida parecia ser um longo corredor vazio que não levava a lugar algum. Uma oração incessante a Deus se repetia em minha consciência: a de que guiasse meus passos para uma existência útil, na qual eu pudesse buscá-Lo e servi-Lo.

A resposta a esse anseio veio na forma de uma percepção instantânea quando, em 1931, entrei no imenso e lotado auditório de Salt Lake City e vi Paramahansaji de pé, no palco, falando de Deus com uma autoridade que eu nunca testemunhara. Fiquei totalmente extasiada – minha respiração, meus pensamentos, o tempo, tudo parecia suspenso. O reconhecimento amoroso e grato pela bênção que jorrava sobre meu ser trouxe consigo a consciência da profunda convicção que surgia dentro de mim: "Esse homem ama a Deus como eu sempre ansiei amá-Lo. Ele conhece Deus. Esse, eu seguirei."

SRF Rule

Através dos muitos anos em que tive a bênção de estar com ele, nunca enxerguei Paramahansa Yogananda simplesmente como um homem. Ele manifestava tanta divindade; essa é a única maneira que tenho para descrevê-lo. (…) Era como se ele tivess saído das páginas das escrituras. Que natureza ébria de Deus, amorosa, universal! Só um ser divino como ele para levar a efeito a missão que lhe fora atribuída: trazer para o Ocidente e para o mundo inteiro a ciência da comunhão com Deus, que chamamos de Kriya Yoga

 

 

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados