|

“Autorrealização é o conhecimento – percebido mediante o corpo, a mente e a alma – de que somos um com a onipresença de Deus (...).”

— Paramahansa Yogananda

Paramahansa Yogananda

Desde 1920, a Self-Realization Fellowship (SRF) se dedica à tarefa de continuar a obra espiritual e humanitária de seu fundador, Paramahansa Yogananda, mundialmente reconhecido como o pai da Yoga no Ocidente.

A SRF é uma organização religiosa presente no mundo todo, cuja sede internacional se encontra em Los Angeles (Califórnia). Como está dito nos Objetivos e Ideais estabelecidos por Paramahansa Yogananda, esta associação busca fomentar o espírito de maior entendimento e boa vontade entre os diversos povos e religiões que formam a nossa família universal e também procura ajudar pessoas de todas as culturas e nacionalidades a terem plena consciência da beleza, da nobreza e da divindade da alma humana, manifestando estas qualidades de modo mais perfeito na vida.

Paramahansa Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship em 1920 para difundir os ensinamentos universais da milenar ciência sagrada proveniente da Índia. Trata-se de ensinamentos não sectários que apresentam uma filosofia e um modo de vida integral, proporcionando aos que os praticam as chaves do êxito e do bem-estar em todos os aspectos; e são também os métodos de meditação necessários para chegar ao objetivo final: a união da alma individual com o Espírito (Deus).

Os ensinamentos de Paramahansa Yogananda foram compilados sob sua direção nas Lições da Self-Realization Fellowship. A série completa para estudo em casa – estudada por milhares de pessoas no mundo todo – contêm explicações detalhadas sobre as técnicas de meditação da ciência da Kriya Yoga; também são abordadas muitas outras questões que, segundo os ensinamentos de Yogananda, levam a uma vida espiritualmente equilibrada.

A Self-Realization Fellowship cresceu tanto que atualmente conta com mais de 500 templos e centros distribuídos no mundo todo e com membros em mais de 175 países. Na Índia e nos países vizinhos, a organização fundada por Paramahansa Yogananda é conhecida como  Yogoda Satsanga Society of India (YSS), com mais de 100 centros, vários ashrams e diversos retiros.

Sri Daya MataSri Daya Mata, uma das discípulas mais próximas de Paramahansa Yogananda enquanto ele viveu, foi presidente e líder espiritual da Self-Realization Fellowship/Yogoda Satsanga Society of India de 1955 até seu falecimento em 2010. Sri Mrinalini Mata, que também foi uma das discípulas mais próximas de Yogananda, exerceu o mesmo cargo de 2011 até seu falecimento em 2017. O atual presidente e líder espiritual da SRF/YSS é Irmão Chidananda.

A maioria dos membros da SRF é composta de homens e mulheres com responsabilidades familiares e profissionais e todos aprendem, nos ensinamentos da SRF, a equilibrar a vida ativa que levam com a meditação. Nos ensinamentos de Yogananda, encontram orientações para espiritualizar a vida conjugal e familiar, criar prosperidade e êxito nos negócios e nos empreendimentos profissionais e contribuir de modo significativo e altruísta com sua comunidade, nação e com o mundo em geral.

A maioria dos membros da SRF é de pessoas com responsabilidades no mundo, que trabalham e cuidam da família. Através dos ensinamentos da Self-Realization Fellowship, elas conseguem equilibrar suas atividades e a meditação. Nos ensinamentos de Yogananda encontram conselhos para espiritualizar o casamento e a vida familiar, para assentar as bases que conduzem ao êxito e à prosperidade nos negócios e no desempenho profissional e para contribuir, de modo efetivo e com espírito de serviço, à melhoria de sua comunidade, seu país e o mundo em geral.

De acordo com a vontade de seu fundador, a obra da Self-Realization Fellowship é conduzida pela ordem monástica que Paramahansaji estruturou segundo os princípios da venerável Ordem dos Swamis, de tradição antiga na Índia. Os monges e monjas da SRF (alguns conviveram com o Guru) fazem votos formais de renúncia e se encarregam de velar pelo bem-estar espiritual dos membros e amigos da Self-Realization Fellowship no mundo todo.

Entre as múltiplas atividades e serviços que a Self-Realization Fellowship realiza em nível mundial estão os seguintes:

  • Publicar escritos, conferências e palestras gravadas de Paramahansa Yogananda e de seus discípulos monásticos.
  • Administrar as atividades de retiros, templos e centros de meditação onde pessoas de várias condições sociais possam se reunir num espírito de comunhão e fraternidade.
  • Editar uma revista trimestral chamada Self-Realization, dedicada à cura do corpo, da mente e da alma.
  • Dar formação espiritual aos monges e monjas pertencentes às comunidades monásticas da SRF.
  • Realizar periodicamente visitas monásticas em diversos lugares do mundo, dar aulas sobre Kriya Yoga seguindo os ensinamentos de Paramahansa Yogananda e organizar anualmente uma Convocação mundial com a duração de uma semana.
  • Promover em crianças e adolescentes a prática da meditação e de uma vida espiritual equilibrada. 
  • Oferecer orientação espiritual de modo individual, que pode ser feita por correspondência, telefone ou pessoalmente.
  • Apoiar diversas atividades de caridade e de bem-estar social em diversas partes do mundo.
  • Guiar o trabalho do Círculo mundial de orações: uma rede de pessoas que, individualmente ou em grupo, se dedicam a orar pelos que pedem ajuda física, mental ou espiritual, além de orar pela paz e harmonia no mundo.

 

Spiritual Legacy of Paramahansa Yogananda PORT
Informações sobre a série de Lições da Self-Realization Fellowship para estudo em casa.

 

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados