|

O caminho de meditação da Kriya Yoga

Santuário de meditação, Ranchi  

Por meio da ciência definida da meditação, conhecida há milênios pelos iogues e sábios da Índia – e por Jesus também –, qualquer um que busque Deus pode alargar o calibre de sua consciência até à onisciência, para receber dentro de si a Inteligência Universal de Deus."

Paramahansa Yogananda

Sabedoria, criatividade, segurança, felicidade, amor incondicional... será realmente possível encontrar algo que dê felicidade verdadeira e duradoura?

Experimentar a divindade na alma, reivindicar a bem-aventurança divina como nossa própria bem-aventurança – eis o que os ensinamentos de Kriya Yoga de Paramahansa Yogananda oferecem a cada um de nós.

A sagrada ciência da Kriya Yoga consiste em técnicas avançadas de meditação, cuja prática regular conduz à união com Deus e à libertação de todo tipo de escravidão da alma. É a técnica régia ou suprema de yoga, a união divina. (Ler "O que é realmente a Yoga?")

História da Kriya Yoga 

 Yoga do Bhagavad Gita

Encomendar agora

 

Os sábios iluminados da Índia descobriram a ciência espiritual da Kriya Yoga num passado remoto e ela ficou esquecida por muito tempo. O Senhor Krishna a elogia no Bhagavad Gita e o sábio Patânjali a menciona nos Yoga Sutras. Paramahansa Yogananda disse que Jesus Cristo e alguns de seus discípulos, como São João, São Paulo e outros, também conheciam este antigo método de meditação.

 
 
 

 

 

 




  • Mahavatar Babaji
  • Lahiri Mahasaya
  • Swami Sri Yukteswar Giri
  • Paramahansa Yogananda

A Kriya Yoga esteve perdida nas Idades das Trevas e foi reintroduzida nos tempos modernos por Mahavatar Babaji. Lahiri Mahasaya, um de seus discípulos, foi o primeiro da época atual a ensinar abertamente a Kriya Yoga. Mais tarde Babaji pediu a Swami Sri Yukteswar Giri (1855-1936), discípulo de Lahiri Mahasaya, que treinasse Paramahansa Yogananda e o enviasse ao Ocidente para transmitir ao mundo esta técnica reveladora da alma.

Paramahansa Yogananda foi escolhido por sua veneranda linhagem de Gurus para trazer ao Ocidente a antiga ciência da Kriya Yoga e foi com este propósito que ele fundou a Self-Realization Fellowship em 1920.

Antes acessível apenas aos poucos fiéis que renunciavam ao mundo e levavam vida reclusa como ascetas, os grandes mestres da Índia colocaram atualmente a antiga ciência da Kriya Yoga ao alcance dos buscadores sinceros de todo o mundo através de Paramahansa Yogananda e da organização espiritual que ele fundou (SRF-YSS).

Yogananda escreveu: “Abençoando-me antes de eu partir para os Estados Unidos em 1920, Mahavatar Babaji me disse que eu havia sido escolhido para esta sagrada missão: ‘Foi você quem eu escolhi para difundir a mensagem da Kriya Yoga no Ocidente. Há muito tempo encontrei seu guru Yukteswar num Kumbha Mela e lhe disse então que o enviaria para treinamento. Kriya Yoga, a técnica científica de realização divina, terminará por difundir-se em todas as terras e ajudará a harmonizar as nações por meio da percepção pessoal e transcendente que o ser humano terá do Pai Infinito’.”

 

 

 

 Jesus Cristo e a Kriya Yoga 

Um dos objetivos fundamentais da missão de Paramahansa Yogananda foi “revelar a unidade básica e a completa harmonia entre o Cristianismo original ensinado por Jesus Cristo e a Yoga original ensinada por Bhagavan Krishna, e mostrar que esses princípios da verdade são o fundamento científico comum de todas as verdadeiras religiões".

Para o público em geral, Jesus expôs uma filosofia simples de fé, amor e perdão. Frequentemente ele usava parábolas cheias de significado moral intemporal. Mas aos discípulos próximos ele ensinou verdades mais profundas que tinham correspondência cabal com os profundíssimos conceitos metafísicos da filosofia iogue, muito mais antigos.

Em seu extenso comentário sobre os Evangelhos, The Second Coming of Christ: The Resurrection of the Christ Within You, Paramahansa Yogananda oferece a interpretação completa dos ensinamentos originais de Jesus, inclusive o fato de que ele transmitiu a seus discípulos as técnicas esotéricas de meditação iogue.

 

Técnicas de meditação do caminho da Kriya Yoga 

Paramahansa Yogananda dá uma descrição da Kriya Yoga na Autobiografia de um Iogue. A técnica exata é dada aos estudantes das Lições da Self-Realization Fellowship após período preliminar de estudo e prática das três técnicas preparatórias que Paramahansa Yogananda ensinou.

Praticadas em conjunto como um sistema completo, as técnicas dão ao praticante a possibilidade de obter os benefícios mais elevados possíveis e alcançar o objetivo divino da antiga ciência da yoga.

1. Exercícios de Energização: exercícios psicofísicos que preparam o corpo para a meditação, desenvolvidos por Paramahansa Yogananda em 1916. A prática regular dos exercícios proporciona relaxamento físico e mental e desenvolve a força de vontade dinâmica. Utilizando respiração, força vital e atenção concentrada, a técnica possibilita atrair abundante energia conscientemente para o corpo, purificando e fortalecendo todas as suas partes, uma após a outra. Os Exercícios de Energização, que são feitos em cerca de 15 minutos, são meios muito eficazes para eliminar o estresse e a tensão nervosa. Quando praticados antes de meditar, são de grande ajuda para se entrar na quietude, no estado de consciência interiorizado.

Postura de meditação2. Técnica de Concentração de Hong-Só: ajuda a desenvolver os poderes latentes de concentração. Com a prática desta técnica aprende-se a retirar o pensamento e a energia das distrações externas para poder concentrá-los em qualquer objetivo ou problema que necessite solução. Também podemos empregar a atenção concentrada para perceber a Consciência Divina em nós.

3. Técnica de Meditação de Om: ensina a utilizar o poder de concentração da forma mais elevada, isto é, empregá-lo para descobrir e aperfeiçoar as qualidades divinas de nosso verdadeiro Eu. Este método antigo nos ensina a experimentar a onipresente Presença Divina como Om, o Verbo ou Espírito Santo que está em toda a criação e a sustenta. A técnica permite expandir a consciência além das limitações de corpo e mente, permitindo que alcancemos a bem-aventurada percepção de nosso potencial infinito.

4. Técnica de Kriya Yoga: a Kriya é uma avançada técnica Raja Yoga de pranayama (controle da energia vital) que reforça e revitaliza as correntes sutis de energia vital (prana) na espinha dorsal e no cérebro. Os antigos videntes da Índia (rishis) perceberam que o cérebro e a coluna vertebral constituem a árvore da vida. Pelos sutis centros cerebrospinais de vida e consciência (chakras) flui a energia que dá vida a todos os nervos, órgãos e tecidos do corpo. Os iogues descobriram que, movimentando continuamente para cima e para baixo a corrente vital (prana) ao longo da coluna vertebral com a técnica especial de Kriya Yoga, podemos acelerar enormemente nossa evolução espiritual.

Os chakras na meditação de Kriya YogaA prática correta da Kriya Yoga faz com que a atividade normal do coração, dos pulmões e do sistema nervoso desacelere de modo natural, o que origina profunda tranquilidade interior de corpo e mente e liberta a atenção da turbulência normal de pensamentos, emoções e percepções sensoriais. Na clareza da serenidade interior sentimos uma paz cada vez mais profunda e nos harmonizamos com nossa alma e com Deus.

Como aprender Kriya Yoga

O primeiro passo é pedir as Lições da Self-Realization Fellowship. No primeiro ano de estudo em casa os estudantes aprendem três técnicas básicas de meditação (descritas acima) e os princípios da vida equilibrada, dados por Paramahansaji.

Esta introdução gradual tem um propósito. Assim como o alpinista que pretende escalar o Himalaia tem de se aclimatar e se preparar fisicamente antes de subir ao cume, o buscador também precisa de um período inicial para aclimatar seus hábitos e pensamentos, preparar a mente com devoção e concentração e se exercitar na prática de direcionar a energia vital do corpo. Então o iogue está capacitado a ascender pela autopista da realização através da coluna vertebral. Depois de um ano de prática e preparação, o estudante cumpre os requisitos necessários para pedir iniciação na técnica de Kriya Yoga e estabelecer formalmente a consagrada relação guru-discípulo com Paramahansa Yogananda e sua linhagem de mestres iluminados.

Se você ainda não se inscreveu para receber as Lições da Self-Realization Fellowship, aqui encontra algumas instruções básicas para meditar, que pode começar a praticar logo e começar assim a sentir os benefícios da meditação.

“Meditando aos pés do Guru”, Smriti Mandir, Ranchi, ÍndiaA relação guru-discípulo

Kriya Yoga é a diksha (iniciação) ou batismo espiritual da Self-Realization Fellowship. Ao receber a iniciação em Kriya o estudante entra na sagrada relação guru-discípulo, aceitando Paramahansa Yogananda como seu guru (guia espiritual).

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados