Crise ou Oportunidade Espiritual?

31 de março de 2020

Uma Mensagem de Irmão Chidananda

Meus queridos,

À medida que passam os dias e as semanas, e um número cada vez maior de pessoas ao redor do mundo são compelidas a fazer grandes ajustes em sua vida em consequência da disseminação da pandemia do coronavírus, as preces, o amor e o zelo de todos nós dos ashrams de Paramahansa Yogananda se estendem sem cessar a vocês, em uma poderosa confirmação do elo espiritual que compartilhamos. E nós estamos cientes e profundamente tocados por suas preces e expressões de amizade divina que de modo tão belo permeiam esta família mundial de seguidores de Paramahansaji com uma tangível e encorajadora vibração de mútuo apoio e força espiritual.

Diz-se que uma coisa boa acerca dos tempos ruins é que eles trazem à tona, frequentemente de maneira extraordinária, o que há de melhor em nosso interior – se nós permitirmos que assim seja. Em qualquer dos períodos de crise, catástrofe ou ameaça ao longo da história, percebemos que as pessoas responderam de duas maneiras possíveis: ou se deixaram restringir por medos, limitações ou pelo mesquinho egoísmo de sua mente descontrolada e vontade destreinada; ou utilizaram esse período desafiador como uma motivação para descobrir e expressar as belas qualidades divinas e o poder latente de suas almas invencíveis.

Cada um de nós pode fazer deste (ou de qualquer) período de crise mundial um momento fundamental para nosso crescimento como indivíduos. Possamos nós ser aquelas almas que, em anos futuros, relembrem este período difícil e digam: “Sim, foi então que aproveitei a oportunidade para trazer à luz e manifestar os resultados de meus anos de estudo espiritual e esforços de autoaperfeiçoamento. Foi então que fiz a transição interior entre o estado de apenas pensar sobre qualidades espirituais que esperava alcançar ‘algum dia’ e o fato de realmente vivenciá-las.”

Percebidas com os olhos da fé e da visão espiritual, todas as severas provações que afligem a humanidade surgem a fim de assinalar as lições necessárias para apressar a evolução espiritual de nosso planeta. Como disse em outras ocasiões, acredito que a essência daquilo que a humanidade necessita neste momento da história está delineada específica e concisamente por Paramahansa Yogananda nos Objetivos e Ideais da SRF/YSS - não sectários e universalmente benéficos. Se acolhermos de maneira consciente esta oportunidade, este não será predominantemente um período de angústia e desencorajamento. Em vez disso, que ele seja lembrado como uma época em que fomos desafiados e nos mostramos à altura desse desafio – quando fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, a cada momento e a cada dia, para adotar como nossos os ideais libertadores de Paramahansaji.

Quão abençoados somos por ter recebido, em seus ensinamentos da SRF/YSS, as ferramentas espirituais que necessitamos para surgir no campo de batalha da vida como um guerreiro divino plenamente equipado – armado com poderosos pensamentos positivos e com a força de vontade para agir a partir deles, com o conhecimento da grande influência da mente e da alma sobre a saúde do corpo, com as habilidades necessárias para “vencer o mal com o bem, a tristeza com a alegria, a crueldade com a afabilidade e a ignorância com a sabedoria”, e com a coragem e confiança de um vencedor. À medida que difíceis circunstâncias venham testar aquilo que estudamos no caminho espiritual, possa tudo o que absorvemos ser transmutado de aprendizado em ação. Nesse processo, descobriremos uma força que talvez não sabíamos possuir, uma compreensão prática e guiada pela intuição quanto ao curso correto de ação a adotar, e (o mais importante) uma crescente capacidade de amar. Em situações que desafiam nossas fontes externas de estabilidade na vida, vamos aprender a enfrentar nossos medos e inseguranças, e a oferecê-los a Deus, em vez de permitir que nos tornem irritáveis ou impacientes com os que nos cercam. O exemplo de bondade, alegria, calma e firmeza interior daqueles que meditam encoraja outras pessoas a serem também assim. Desse modo, desafios como os que estamos atravessando beneficiam não apenas nosso próprio crescimento espiritual, mas também o daqueles que nos cercam e da humanidade como um todo.

Mesmo com os desafios que cada um de vocês enfrenta neste momento, sei que seus corações se compadecem profundamente das muitas outras almas ao redor do mundo, cuja vida e segurança foram perturbadas pela pandemia do coronavírus. E me sinto grato e inspirado pelo fato de que tantos de vocês estão se unindo a nós, monásticos da Self-Realization Fellowship e Yogoda Satsanga Society of India, em preces diárias – não apenas por aqueles que necessitam de cura, mas também pelos que proveem cuidados na área de saúde e outros tipos essenciais de serviço em vários campos de atividade, e que, através de suas habilidades, compaixão e coragem, estão ajudando a todos nós. Eu os incito a persistir em suas orações, executando a técnica de cura de Paramahansa Yogananda, seja em seus lares ou durante uma das muitas meditações em grupo programadas no SRF Online Meditation Center.

Protejam a si mesmos e aos demais, observando as orientações de saúde e higiene estabelecidas para sua região; e, se as regras de “distanciamento social” criarem algum tempo extra em sua rotina diária, utilizem-no, com gratidão, para inspirar a si mesmos e a todos a quem possam influenciar e servir por meio de suas ações corretas. Como um grupo de almas – externamente distantes, mas internamente unidas –, vamos continuar a suprir-nos com a Fonte Infinita de força e inspiração. Ao sintonizar nosso coração e mente com a presença de Deus, tornando-O a Estrela Polar de nossa consciência, segura e vitoriosamente encontraremos uma saída para este difícil e obscuro momento, enquanto fazemos nossa parte, contribuindo para a contínua evolução espiritual de toda a família humana.

Que Deus e o Guru os abençoem e guiem sempre,

Irmão Chidananda

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados