|

Primeiro-ministro da Índia lança selo comemorativo do centenário da YSS

20 de março de 2017

YSS commemorative stamp   

O primeiro-ministro da Índia, o honorável Sri Narendra Modi, homenageou a obra de Paramahansa Yogananda durante uma cerimônia especial em Nova Delhi, em 7 de março de 2017.

A ocasião foi o lançamento de um selo (mostrado à esquerda) pelo governo da Índia comemorando o 100º aniversário da Yogoda Satsanga Society (YSS – o nome pelo qual o trabalho de Paramahansa Yogananda é conhecido na Índia). A data foi escolhida para homenagear o aniversário do mahasamadhi de Paramahansaji, que ocorreu em 7 de março de 1952.

A Yogoda Satsanga Society of India teve seu início num pequeno ashram e escola para meninos fundados por Paramahansa Yogananda em Dihika, Índia, em março de 1917. Hoje a YSS tem quase 200 centros e grupos de meditação em toda a Índia, no Nepal e em Sri Lanka.

 

Vídeo em inglês e hindi

(Nota: Desculpem o erro de transmissão que ocorre neste vídeo entre 15:56 e 18:18.)


O primeiro-ministro apresentou o novo selo perante uma assembleia de mais de 1.500 funcionários públicos e membros e admiradores da YSS, no espaçoso salão principal do Vigyan Bhavan, centro de convenções do governo para eventos oficiais. Em seguida, fez um inspirado discurso em hindi, no qual descreveu Paramahansaji como um dos maiores iogues e mestres da Índia — alguém cuja vida e obra demonstraram para o mundo o enorme valor da espiritualidade indiana — e elogiou a YSS por manter com êxito o legado e o espírito de seu fundador ao compartilhar a antiga herança da Índia no mundo moderno. 

Trechos do discurso do primeiro-ministro

YSS Ceremony in India 2017“Hoje, 7 de março, estamos reunidos para comemorar uma ocasião especial”, disse o primeiro-ministro. “E faço pranam a Sri Sri [Mrinalini] Mataji, pois me disseram que ela está, de Los Angeles, participando conosco desta cerimônia. (...)

“É preciso muita coragem e convicção para poder se interiorizar e embarcar na jornada interior. Alguns sistemas de Yoga exigem força e flexibilidade externas, enquanto que [o caminho da] Kriya Yoga é o que pede um compromisso interior e, ao transmitir essa coragem, nos leva numa jornada para decifrar os mistérios da vida. (...)

“[Paramahansa Yogananda] costumava dizer: ‘Eu não quero morrer num leito de hospital. Quero morrer com minhas botas, falando de minha Mãe Índia’. E isso significa que, mesmo que ele tenha deixado as praias da Índia para difundir a mensagem de seus antigos ensinamentos para o mundo ocidental, não houve uma fração de segundo em que ele se sentiu desvinculado ou separado de sua pátria querida. (...)

“Removendo o dogma rígido, ele tornou a espiritualidade tão acessível e tangível que, nestes cem anos desde que ele o começou, seu trabalho tornou-se um movimento mundial, uma fonte perene de compreensão espiritual. (...) [Ele] construiu e sistematizou sua organização de tal forma que ela continua a cumprir sua missão até hoje. E hoje, enquanto ela recebe e compartilha sua realização, a bem-aventurança de sua alma, seu trabalho continua a avançar. Penso que essa é uma de suas maiores contribuições.”

Mensagem de Sri Mrinalini Mata

Sentados no palco, ao lado do primeiro-ministro Modi durante o evento, estavam o secretário geral da YSS, Swami Smaranananda, e outros membros da Diretoria da YSS, incluindo Swami Vishwananda, membro do Conselho de Diretores da SRF/YSS, que viajou da Sede Internacional em Los Angeles para estar presente. Swami Smaranananda fez o discurso de abertura do programa, após o qual Swami Vishwananda transmitiu uma mensagem inspiradora de Sri Mrinalini Mata, presidente e sanghamata da SRF/YSS, que assistia ao vivo por transmissão direta de Los Angeles.

Sri Mrinalini Mata assim começou sua mensagem: “A maior riqueza e força da Índia — hoje e através de toda a sua longa história — reside em cultivar e expressar ativamente as eternas verdades espirituais que seus videntes perceberam e legaram à humanidade. (...) Que o governo da Índia tenha escolhido este dia para homenagear a obra dessa personalidade divina tão exemplar é uma profunda fonte de esperança e inspiração não só para a Índia, mas para os milhões de pessoas em todo o mundo que se voltam a esse país em busca de luz espiritual nestes tempos conturbados.” (O texto completo de sua mensagem se encontra abaixo.)

Cobertura adicional do centenário da YSS

Esperamos compartilhar em breve mais notícias a respeito do centenário da YSS, que está sendo celebrado com um programa neste mês, entre 19 e 23 de março, no Ashram da SRF em Ranchi. Também convidamos vocês a visitar a página da YSS para outras informações sobre a celebração do centenário ao longo deste ano e ver o álbum de fotografias do lançamento do selo em 7 de março.

Outras fotografias do evento

 Prime Minister Modi and MInisters from YSS    Swami Smaranananda at YSS stamp ceremony

Primeiro-ministro Modi e monges da Diretoria da YSS/SRF acendem a lâmpada cerimonial na abertura do evento.

 

  Swami Smaranananda fala da sabedoria de Deus que Paramahansaji exemplificou e de como numerosas traduções de sua Autobiografia de um Iogue podem agora ser lidas por aproximadamente 95% da população mundial. 
     
 Prime Minister Modi displays stamp to audience   Prime Minister Modi delivers his address at stamp ceremony

Primeiro-ministro Modi faz seu discurso, enfatizando as contribuições únicas que Paramahansa Yogananda e seus ensinamentos de Kriya Yoga deram para a compreensão da espiritualidade da Índia e seu papel especial no mundo moderno.

 

 

Primeiro-ministro Modi exibe, diante do aplauso da plateia presente no Vigyan Bhavan, o selo postal em comemoração ao 100º aniversário da YSS, juntamente com o folheto especial, preparado pelo governo, que acompanha o selo.     

 

 Sri Modi pranams audience
Sri Modi faz pranam para a plateia após seu discurso, recebendo aplausos de pé.

 

 Sri Modi receives artistic rendering
Sri Modi recebe de presente uma representação artística de parte do poema “My India” de Paramahansa Yogananda, que lhe foi dado por Swami Vishwananda em nome da Yogoda Satsanga Society of India/Self-Realization Fellowship. Essas linhas do poema foram as últimas palavras proferidas pelo grande Guru antes de deixar o corpo em 7 de março de 1952, terminando com:
“Onde o Ganges, selvas, grutas do Himalaia e homens sonham com Deus — santificado estou: meu corpo tocou esse solo.”
 

Texto completo da mensagem de Sri Mrinalini Mata, 7 de março de 2017

Meus queridos,
 
Nesta ocasião especial do lançamento do selo comemorativo homenageando o 100º aniversário da Yogoda Satsanga Society of India (YSS), envio as saudações e o amor divino de minha alma. Enche-me de imensa alegria e gratidão o fato de, por meio dessa solenidade, o governo da Índia prestar tributo à YSS e a seu fundador — um dos grandes santos indianos — Sri Sri Paramahansa Yogananda. Estendo o meu mais profundo agradecimento a todos os que tiveram um papel nesta realização. Embora grande parte do tempo dele tenha se passado na América, difundindo a espiritualidade universal e a antiga ciência de meditação iogue da Índia, o amor e o interesse de Paramahansa Yoganandaji por sua pátria nunca diminuíram. Suas últimas palavras, pouco antes de deixar este mundo — neste mesmo dia em 1952 — foram uma sincera homenagem à sua amada Índia.
 
A maior riqueza e força da Índia — hoje e através de toda a sua longa história — residem no cultivo e na expressão ativa das eternas verdades espirituais que seus videntes perceberam e legaram à humanidade. Através dos séculos – mahatmas, santos, sábios da mais alta realização – foram motivados por seu grande amor à Mãe Índia a servir a essa mais elevada e nobre causa. Que o governo da Índia tenha escolhido este dia para homenagear a obra dessa personalidade divina tão exemplar é uma profunda fonte de esperança e inspiração não só para a Índia, mas para os milhões em todo o mundo que se voltam a esse país em busca de luz espiritual nestes tempos conturbados.

Sri Sri Paramahansa Yogananda costumava dizer: “Reforme-se, e você reformará a milhares”. A ciência divina e universal da yoga e da meditação que a Índia nos trouxe corporifica os métodos mais eficazes para fazer transformações positivas duradouras em nossos padrões de conduta e de pensamento. Um dos principais objetivos e ideais da associação de Paramahansa Yoganandaji é disseminar entre todas as nações o conhecimento das técnicas científicas de meditação ensinadas há milênios pelos grandes rishis da Índia, por meio das quais cada ser humano — independentemente de sua nacionalidade, casta ou credo — pode perceber sua própria divindade e experimentar paz, amor e alegria interior. Quando cada indivíduo tem paz dentro de si, a paz mundial fluirá naturalmente.

Agradeço profundamente ao honorável primeiro-ministro Sri Narendra Modi pela gentileza de reservar um tempo de sua agenda ocupada para estar presente neste dia especial. É muito apropriado que esse selo comemorativo do centenário da YSS esteja sendo lançado por Sri Modi, ele mesmo um fervoroso praticante da yoga. O Dia Internacional da Yoga — proposto por ele e subsequentemente adotado, por uma resolução da ONU e num período muito curto, por um número recorde de nações — está desempenhando um papel importante na disseminação da mensagem universal da ciência da yoga em todo o mundo. Somos gratos a Sri Modi pelo marco desta iniciativa.

Paramahansa Yoganandaji predisse que uma civilização mundial ideal emergiria da combinação da espiritualidade da Índia com a eficiência material das nações ocidentais. Portanto, a Índia tem um papel importante e necessário a desempenhar para ajudar a elevar a consciência humana em seu ciclo evolutivo ascendente. É minha oração fervorosa que, por meio da prática dos ensinamentos espirituais que promovem a união, exemplificados por Sri Sri Yoganandaji e outros grandes mestres da Índia, possamos progredir a uma era de paz global, harmonia divina e prosperidade para todo membro de nossa família humana.

Que a luz e o amor de Deus e dos Grandes Mestres abençoem e elevem todos vocês,


Sri Mrinalini Mata
Sanghamata e Presidente da
Yogoda Satsanga Society of India/Self-Realization Fellowship

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados