|

O Mundo em Busca de Awake

Milhares são inspirados pelo documentário

  Irmão Vishwananda (extrema direita) e Brahmachari Shekhar (segundo a partir da esquerda), um circuito  pelas Casas do Parlamento. Irmão Vishwananda fez uma inspiradora apresentação antes da exibição
 

Lorde Popat e Sra. oferecendo aos monges da SRF, Irmão Vishwananda (extrema direita) e Brahmachari Shekhar (segundo a partir da esquerda), um circuito pelas Casas do Parlamento. Irmão Vishwananda fez uma inspiradora apresentação antes da exibição.

Awake: A vida de Yogananda, o documentário em longa-metragem lançado pela CounterPoint Films em outubro de 2014, continua a atrair novos públicos de buscadores ao redor do globo, enquanto apresentações em cinemas internacionais esgotam seus ingressos e se expandem por um número crescente de cidades.

Em Londres, Inglaterra, 80 anos após a última visita de Paramahansa Yogananda em 1936, Awake — trazendo a presença e a mensagem universal do Guru para uma nova geração — foi recebido com entusiasmo por um público que lotou o Centro da SRF de Londres, em 10 de janeiro, e também uma exibição exclusiva na Câmara dos Lordes, na segunda-feira, 11 de janeiro. Entre os convidados para o evento na Câmara dos Lordes britânica estavam parlamentares e diplomatas (incluindo o Alto Comissário adjunto da Índia), proeminentes chefes religiosos de muitos credos, representantes das forças armadas, líderes cívicos e empresários — muitos deles tecendo grandes louvores ao filme após a exibição.

A cobertura feita pela imprensa sobre a exibição na Câmara dos Lordes incluiu resenhas críticas nas seguintes publicações que circularam na Grã-Bretanha:

  • Hindu Matters: “É revigorante ver que o mundo da política, da mídia e da religião pode se unir para um bem maior. Sob o patrocínio de Lorde Popat e Sra., um dos mais marcantes documentários dos últimos tempos foi exibido na Câmara dos Lordes. (…) Lorde Popat expressou sua admiração pela exibição do filme no Parlamento: ‘Foi uma honra patrocinar uma exibição privada de Awake na Câmara dos Lordes. Paramahansa Yogananda é uma das mais ilustres figuras espirituais dos tempos modernos e a ele se credita a introdução da yoga no Ocidente’.”

  • Asian Voice: “O documentário é esclarecedor, e tem a oferecer uma ampla sabedoria. Todos devem assistir (…).”

  • Artigo publicado no Asian Voice, 12 de janeiro de 2016  
    Artigo publicado no Asian Voice, 12 de janeiro de 2016

  • The Times of India: “Lorde Dolar Popat, o membro do Parlamento que organizou o evento, disse: ‘Foi fascinante assistir ao filme, o qual se baseia em experiência real. Yoga e meditação são técnicas bem conhecidas da herança cultural indiana, sendo também promovidas pelo Primeiro-Ministro Modi em dias recentes, e são benéficas à humanidade’.”
  O Embaixador da Índia na Itália
 

O Embaixador da Índia na Itália, Sua Excelência Sri Basant K. Gupta, faz a abertura na estreia do filme em Roma.

Na Itália, o lançamento de Awake ocorreu em fevereiro, em Roma, seguido por exibições em mais de 50 cinemas de todo o país. A avaliação inicial do distribuidor é que o filme tem sido extremamente bem-sucedido até hoje.

A estreia em Roma foi apresentada pelo Embaixador da Índia na Itália, Sua Excelência Sri Basant K. Gupta, autor de vários livros sobre as escrituras da Índia antiga. Em sua apresentação (foto à direita), Embaixador Gupta afirmou que há milênios a Índia tem sido uma terra de santos e que Paramahansa Yogananda foi um dos maiores desses santos. Ele disse: “Quando penso em Yoganandaji, penso na Kriya Yoga. Foi sua missão disseminar a espiritualidade indiana no Ocidente.” Embaixador Gupta prosseguiu falando do papel da Kriya Yoga conforme ela está expressa no Bhagavad Gita.

Na Alemanha, o filme já foi exibido em mais de 75 cinemas até hoje, em todas as principais cidades, e mais exibições estão programadas até o final de junho de 2016. Segundo uma reportagem na mídia, “a visão de Yogananda se concretizou: milhões de pessoas ao redor do mundo praticam yoga hoje. (…) Se querem saber o que a Yoga realmente é, devem assistir a este filme.”

  tópicos do filme No México, espectadores formam uma grande fila de espera para assistir a Awake
 

Na Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, Brasil, um debate sobre tópicos do filme num evento para alunos e profissionais de saúde.

No México, espectadores formam uma grande fila de espera para assistir a Awake.

No Brasil, 32.000 pessoas assistiram ao filme nos primeiros 30 dias de exibição. Um cinema do Rio de Janeiro reportou que nunca tiveram a experiência de um filme com filas como as de Awake. Uma fonte brasileira de notícias on-line, o Jornal BoqNews, afirmou: “Esse filme cria uma experiência de imersão em domínios invisíveis. Awake: A vida de Yogananda é um filme da própria humanidade: a luta universal de todos os seres para se libertar do sofrimento e buscar felicidade.”

No México, após uma temporada muito bem-sucedida em novembro de 2015, Awake voltou a ser lançado em 53 casas de exibição pela maior cadeia de cinemas do país.

Na Índia, o filme estreou em janeiro com casa cheia em muitos centros da YSS por todo o país, e planos estão em andamento para uma distribuição mais ampla.

Na Austrália e na Nova Zelândia, o filme foi exibido por mais de 25 semanas em 24 cidades e continua a ser mostrado em Sydney.

Na França, Awake será lançado em março, onde estreará em Paris, seguido de uma temporada por todo o país.

No Japão, Awake será lançado pela primeira vez em abril, em Tóquio, e depois distribuído a 30 grandes cidades.

Esperamos compartilhar com vocês novas notícias sobre a temporada internacional de Awake à medida que o filme for apresentado em outras regiões do mundo.

 gold lotus rule

AWAKE pode ser adquirido na Livraria On-line da SRF em DVD e formatos digitais para aluguel. Produtos a ele relacionados incluem um livro-bônus, trilha sonora e pôsteres.

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados