|

Em memória: Irmão Anandamoy (1922-2016)

8 de setembro de 2016 

 

Nosso venerado Irmão Anandamoy, discípulo direto de Paramahansa Yogananda e monge da Self-Realization Fellowship por mais de 65 anos, faleceu em paz na Sede Central Internacional da SRF, em Mount Washington, Los Angeles, na noite de terça-feira, 6 de setembro de 2016.

Ministro da SRF muito querido e profundamente respeitado, Irmão (Swami) Anandamoy inspirou e elevou milhares de pessoas com sua vida altruísta e profunda compreensão da vida espiritual e dos ensinamentos da Kriya Yoga de Paramahansa Yogananda. Deixou um legado permanente na vida espiritual de inúmeras almas em todo o mundo, a quem ele por muitos anos ajudou e incentivou no caminho para Deus.

 

Breve biografia

Nascido em Zurique, na Suíça, em 1º de novembro de 1922, e batizado como Henry Schaufelberger, Irmão Anandamoy foi apresentado à filosofia oriental no começo da adolescência e logo depois começou sua busca pela iluminação espiritual. Mas como, se perguntava, poderia ele encontrar um mestre iluminado para guiá-lo? “Depois que concluí meus estudos, trabalhei na empresa de meu pai por dois anos frustrantes”, ele recordou. “Naquela época, havia perdido o interesse na filosofia hindu e já não tinha esperança de poder encontrar um guru. Iniciei uma carreira em artes plásticas e, após três anos, fui convidado para estudar com Frank Lloyd Wright, o famoso arquiteto, nos Estados Unidos.” Ele chegou aos EUA em 1948 e imediatamente descobriu o livro Autobiografia de um Iogue, de Paramahansa Yogananda. “Li o livro avidamente”, disse ele. “Em meu coração, sabia que havia encontrado o que queria e decidi estudar os ensinamentos de Paramahansa Yogananda e encontrar Deus.”

Alguns meses depois, Irmão Anandamoy viajou para Los Angeles na esperança de ver o grande Mestre. O primeiro encontro deles foi no final de um serviço de domingo conduzido por Paramahansaji no Templo da SRF em Hollywood. “Foi uma experiência inesquecível”, disse ele. “Após o serviço, o Mestre sentou-se numa cadeira e a maioria da congregação foi cumprimentá-lo. Finalmente, quando eu estava de pé diante dele, ele segurou minha mão e fitei aqueles olhos profundos, luminosos e ternos. Nenhuma palavra foi dita, mas eu senti uma alegria indescritível entrando em mim através de sua mão e de seus olhos.”

Irmão Anandamoy entrou no ashram da Self-Realization Fellowship como monge em 1949 e teve o privilégio de receber o treinamento pessoal de Paramahansaji até a morte do grande Guru no começo de 1952. Ele fez os votos finais de sannyas em novembro de 1957 — recebendo o nome de Anandamoy (“permeado de bem-aventurança divina”) — e foi ordenado ministro da SRF em abril de 1958, ambas as cerimônias dirigidas por Sri Daya Mata.

Durante sua longa vida como discípulo monástico, ele foi chamado a servir à obra de seu guru em numerosas e variadas maneiras. Suas primeiras atribuições incluíram trabalho de jardinagem no Santuário do Lago da Self-Realization Fellowship antes da inauguração, em 1950, ajuda na construção do Salão da Índia e da torre de lótus na propriedade do Templo e Ashram de Hollywood e serviço de cozinheiro no restaurante da SRF em Hollywood. Ele iniciou seus deveres como ministro na década de 1950 e, por anos, foi o ministro principal dos Templos da SRF em Hollywood, Encinitas, Phoenix, Santuário do Lago, Pasadena e Fullerton. Além disso, fez inúmeras viagens à Índia, servindo na Yogoda Satsanga Society de Paramahansaji, conduzindo cerimônias de iniciação em Kriya Yoga e palestrando para enormes audiências através do país. Ao longo dos anos, ele também dirigiu vários ashrams da SRF.

Irmão Anandamoy foi membro do Conselho de Diretores da Self-Realization Fellowship e da Yogoda Satsanga Society of India por muitos anos. Sri Daya Mata também o fez responsável pela orientação espiritual dos monges da SRF, função que ele exerceu por décadas como amado conselheiro e mentor.

Paramahansaji confidenciara a Irmão Anandamoy que este estava destinado a ser instrutor e orador público, e é por este papel de ministro que ele será longa e amplamente lembrado. Durante extensivas viagens nos Estados Unidos, na Europa e na Índia que abrangeram quatro décadas, Irmão Anandamoy veio a ser reconhecido como um dos ministros da SRF mais amados e respeitados, inspirando tanto membros da SRF quanto também não membros com suas incisivas apresentações dos ensinamentos de Paramahansa Yogananda, suas memórias pessoais de suas experiências com o Mestre e seu aconselhamento pessoal, sábio e compassivo.

Amorosos pranams a um monge querido

Ao enviarmos nossos amorosos pranams ao Irmão Anandamoy, podemos nos confortar com o pensamento de que ele está agora unido a Deus e ao Guru, aos quais dedicou a vida tão completamente. Podemos também ser gratos pelas muitas gravações em áudio e vídeo que preservaram sua orientação encorajadora e penetrante e seu amável carisma. Convidamos você a experimentar alguns desses momentos especiais com o Irmão Anandamoy no website da SRF e na nossa página no YouTube:

A livraria on-line da SRF também traz dois livretes e outras gravações em áudio e vídeo do Irmão Anandamoy.

 

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados