|

70º Aniversário de Sri Mrinalini Mata

 

22 de junho de 2016

Sri Mrinalini Mata’s 70th Anniversary 10 de junho de 2016 marca o septuagésimo aniversário do dia em que nossa venerada presidente e sanghamata, Sri Mrinalini Mata, entrou no ashram de Paramahansa Yogananda para dedicar sua vida ao amor e ao serviço de Deus e do Guru. Como líder espiritual da Self-Realization Fellowship/Yogoda Satsanga Society of India nestes últimos cinco anos (desde o falecimento de Sri Daya Mata) e, antes disso, como vice-presidente e chefe editorial por mais de 40 anos, Mrinalini Mataji tem prestado assistência aos membros da SRF/YSS em todo o mundo com divina sabedoria, amor e total dedicação em corpo, mente, coração e alma.

Mrinalini Mata tinha apenas 15 anos quando foi aceita no ashram por Paramahansa Yogananda para treinamento como renunciante, em 1946. Quando encontrou o Guru em 1945, no Templo da SRF em San Diego, ele a reconheceu instantaneamente como alguém que desempenharia um papel fundamental no seu trabalho em anos futuros. Assim, com a permissão dos pais, em 10 de junho de 1946 ela veio viver no Eremitério da SRF em Encinitas, onde concluiu seus últimos anos de escola secundária e, ao mesmo tempo, recebeu a orientação pessoal de Paramahansaji.

Conhecendo a excepcional qualidade dessa discípula de encarnações passadas, Paramahansaji conferiu-lhe os votos finais de sannyas em 1947, quando ela tinha apenas um ano no ashram. Ele escolheu para ela o nome monástico de “Mrinalini”, que significa a pureza da flor de lótus, antigo símbolo de desenvolvimento espiritual.

Desde o começo da vida dela no ashram, ele falou a outros discípulos a respeito do papel que planejava para ela — especialmente a responsabilidade futura como revisora das Lições da SRF e de seus escritos e palestras. “Ela foi destinada para este trabalho”, disse ele numa carta manuscrita a Rajarsi Janakananda, em 1950. “Deus mostrou isso para mim quando vi pela primeira vez o espírito dela.” Nos seus últimos anos de vida, ele dedicou muito tempo para treiná-la e orientá-la pessoalmente.

Entre as obras de Paramahansa Yogananda que foram publicadas em consequência do seu trabalho, incluem-se o seu comentário magistral aos quatro Evangelhos (intitulado A Segunda Vinda de Cristo: A ressurreição do Cristo interior); sua tradução e comentário do Bhagavad Gita (God Talks With Arjuna), muito elogiado pela crítica; vários volumes de poesia e escritos inspiradores; e três extensas antologias de palestras e ensaios reunidos — e outras obras estão em processo de preparação.

Quando Mrinalini Mataji foi eleita como quarta presidente da SRF/YSS — sucedendo a amada e recém-falecida Sri Daya Mata, que tinha desempenhado um papel monumental como mãe espiritual da organização por mais de 55 anos até sua morte em 30 de novembro de 2010 e era tratada com reverência simplesmente como “Ma” — muitos devotos expressaram como era importante para eles que Mrinalini Mata estivesse assumindo a liderança. A seguinte carta foi recebida pouco depois de sua eleição pelo Conselho de Diretores ter sido anunciada:

Grande e profunda foi a minha gratidão quando foi anunciada a escolha de Sri Mrinalini Mata para presidente por parte do Conselho de Diretores. É de sua doçura que nós devotos e o mundo em geral necessitamos nesta hora: uma representante da Mãe Divina na Terra.

Sei que os devotos lamentaram o falecimento de Ma como filhos ao perderem a mãe, nossa mãe espiritual neste mundo. Tenho refletido que Mrinalini Ma veio ao Mestre quase ainda uma criança, e como o Mestre a amou e educou. As histórias que ela conta de seus primeiros anos mostram a doce relação entre ela e o Mestre, e também a sua doçura.

Oferecendo gratidão ao Mestre por essa escolha, expressei meu sentimento de que agora temos outra mãe e disse ao Mestre: “Como a chamaremos — não podemos chamá-la de Ma, porque somente nossa amada Sri Daya Mata era Ma. Ma Segunda?”

A resposta veio: “Não, nada de ‘Ma Segunda’ — ‘Ma, também’.” Lágrimas fluíram espontaneamente com essa resposta.

Ela é nossa ‘Ma, também’. Jai Guru.

As cartas regulares de Mrinalini Mata de aconselhamento e inspiração para os membros, bem como os seus profundos artigos nesta revista e suas várias palestras publicadas em áudio e vídeo fizeram-lhe por merecer a amorosa reverência e a profunda gratidão dos membros da SRF/YSS do mundo inteiro. Alguém escreveu: “Seu senso de humor, sua sabedoria franca, seu espírito prático, seu exemplo de obediência e de respeito ao nosso Guru encheram-me de esperança e da certeza de que sou amado”. E um cartão recentemente enviado por crianças da Escola Dominical do Templo de Encinitas dizia: “A senhora faz muito para nos ajudar a viver na luz de Deus. Feliz Dia das Mães, e continue sendo incrível!”.

Membros monásticos e leigos e amigos da Self-Realization Fellowship/Yogoda Satsanga Society of India oferecemos jubilosos pranams e a gratidão e o amor unidos do nosso coração a Sri Mrinalini Mata neste aniversário especial.

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados