|

Junto com o primeiríssimo Dia Internacional da Yoga em 21 de junho, Paramahansa Yogananda foi homenageado com um novo nome dado à linha de trem que liga Ranchi — a cidade onde ele estabeleceu sua Escola “Arte de Viver” e seu ashram em 1918 — e a Estação Howrah, em Calcutá, na Índia. Como foi noticiado num artigo da edição on-line do The Times of India de 25 de junho, o trem é agora chamado “Kriya Yoga Express” [“Expresso Kriya Yoga”].

Kriya Yoga Express Kriya Yoga Express Sign

As duas principais autoridades de Jharkhand — o estado em que Ranchi está situada — enviaram cartas separadamente à Yogoda Satsanga Society of India (YSS), aproveitando a oportunidade para comentar as mudanças práticas e profundas proporcionadas pela Yoga e aplaudir o trabalho de Paramahansa Yogananda por sua influência pioneira na aplicação da Yoga em todo o mundo.

O ministro-chefe de Jharkhand, o Ilustre Raghubar Das, enviou ao Ashram de Ranchi da YSS a seguinte carta:

The Chief Minister of Jharkhand“Foi uma grande alegria saber que o Expresso Hatia-Howrah-Hatia foi renomeado ‘Kriya Yoga Express’ pelo ministro de transportes ferroviários do governo da Índia. Esse fato acrescentou uma nova faceta ao reconhecimento de Ranchi, terra do sadhana de Paramahansa Yoganandaji. Por isso expresso minha sincera gratidão ao nosso ilustre primeiro-ministro, Sri Narendra Modi, e ao nosso ministro de transportes ferroviários, Sri Suresh Prabhu. A importância da Yoga ao progresso espiritual, à autodisciplina e à vitalidade do corpo e da mente é sobejamente conhecida. É causa de grande orgulho para nós o fato de que, partindo de Ranchi, Paramahansa Yoganandaji difundiu amplamente os ensinamentos da Kriya Yoga na Índia e em todo o mundo, e também despertou o apreço pela Yoga em países ocidentais."

“Graças ao empenho altruísta de Paramahansa Yoganandaji, milhões de seguidores da Kriya Yoga no mundo inteiro experimentam a alegria da comunhão divina. Por meio das diligências de nosso primeiro-ministro, Sri Narendra Modi, o mundo todo celebrou entusiasticamente o Dia Internacional da Yoga em 21 de junho. Seus esforços darão de fato um novo impulso à difusão da Yoga."

“Ofereço minha sincera gratidão à Yogoda Satsanga Society of India, em Ranchi, por seu trabalho de disseminar os ensinamentos da Yoga na Índia e no resto do mundo, e transmito nesta ocasião meus melhores votos pela publicação bem-sucedida de sua revista trimestral.”

Outra carta de louvor foi recebida da governadora de Jharkhand, Sua Excelência Droupadi Murmu:

The Governor of Jharkhand“Sinto-me feliz em saber que, por iniciativa da Yogoda Satsanga Society of India, o Expresso Howrah-Hatia-Howrah passou a ser chamado ‘Kriya Yoga Express’ pelo ministro de transportes ferroviários do governo da Índia, para ajudar a difundir a mensagem da Yoga em toda parte.

“A Yoga não é apenas um recurso potente para se viver uma vida saudável, pois ela também cura doenças físicas. Representa um papel importante no desenvolvimento físico, mental espiritual de uma pessoa. Preenche o corpo com energia e traz paz de espírito. Pela adoção da Yoga em larga escala, a visão de uma gente saudável, uma sociedade saudável e uma nação saudável pode ser concretizada. É causa de grande orgulho que, por iniciativa do nosso próprio país, o Dia Internacional da Yoga foi celebrado em todo o mundo com pleno entusiasmo e que as pessoas participaram ativamente em grupos organizados para esta ocasião."

“Aprecio muito o trabalho que é feito pela Yogoda Satsanga Society of India, a organização fundada por Paramahansa Yoganandaji para a difusão da mensagem da Yoga em âmbito nacional e internacional.”

O novo nome para o trem é simbolicamente apropriado. Nos anos em que estabelecia a escola e o ashram de Ranchi, Paramahansaji frequentemente fazia de trem a viagem entre Ranchi e Calcutá. Sua viagem mais importante foi talvez em julho de 1920, quando embarcou em Ranchi após uma visão divina que anunciava ter chegado o tempo indicado para ele apresentar a Kriya Yoga ao Ocidente e, dali, ao mundo.

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados