
Páscoa 2011
“Assim como Cristo ressuscitou, também eu ressuscitarei para a liberdade do Espírito por meio de um viver correto, da bondade e da compreensão para com os outros, e a todos amando como amo a Deus e a mim mesmo.”
- Paramahansa Yogananda
A alegria desta época sagrada da ressurreição de Cristo abre nossos corações para sentirmos novamente a bênção que sua gloriosa vitória trouxe a multidões ao longo dos séculos. Nossas almas respondem ao seu triunfo sobre todas as limitações humanas porque este desperta em nós o conhecimento adormecido de nossa própria natureza infinita e imortal. Em cada ser humano habita a gloriosa e eterna imagem de Deus. Por meio da vida desses grandes mestres como o Senhor Jesus, em quem a onipotência e a divindade estão plenamente reveladas, Deus convida cada um de nós a ressuscitar de tudo o que nos impeça de expressar a imanência de Seu poder e bênçãos sem fim – de uma existência limitada ao ego e à matéria para as ilimitadas qualidades divinas e bem-aventurança do Espírito.
Ao refletir sobre os últimos dias de Jesus, comovemo-nos diante do amor que transcende toda compreensão humana e que ele expressou até mesmo para com aqueles que o maltratavam cruelmente. Unido ao amor crístico que mantém coeso o universo, ele possuía tanta força interior que nem todo o império romano foi capaz de despertar inimizade em seu coração. Talvez não sejamos testados no mesmo grau; mas também se espera de nós que, como filhos de Deus, sintonizemos com nosso Pai Celestial, cujo amor envolve cada alma - transformando aqueles que o oferecem e também os que o recebem. Oportunidades diárias nos desafiam a ressuscitar nossa consciência dos ressentimentos, a oferecer bondade em face da crueldade, a permanecer livres da ira mesmo quando devemos defender princípios. Gurudeva Paramahansa Yogananda disse: “Quando alguém constantemente se recusa a revidar, não abrigando animosidade em seu ser, um extraordinário poder de amor se desenvolve no coração. Esse amor - com seu corolário, o perdão - é o primeiro desabrochar da bem-aventurança de Deus.”
O amor crístico – o único capaz de curar todo ressentimento e de promover a harmonia com nós mesmos e com os demais – floresce de nosso interior quando dedicamos tempo diariamente para dirigir-nos ao templo do silêncio da alma, onde as dualidades deste mundo e as emoções que elas evocam deixam de exercer sua influência. Quando nosso coração se expande para receber a paz e o amor ilimitado de Deus, ele se despoja da animosidade e do egoísmo, tornando-se repleto de compreensão para com todos. Possa essa consciência, em que viveram Jesus e outras almas unidas a Deus, ter uma ressurreição de Páscoa em seu interior – uma feliz renovação da sintonia de seus pensamentos e de suas ações com o Ser Divino durante esta época sagrada e sempre.
Uma Páscoa abençoada para vocês e os que lhes são caros,

Sri Mrinalini Mata
Copyright © 2011 Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados.
A Meditation on Resurrection [English]