|
Meditação & Kriya Yoga
“Esqueça sua fraqueza mortal oriunda do sonho. Acorde e saiba que você e Deus são um.”
Paramahansa Yogananda

O que é meditação?

Meditação é a ciência que ensina a reunir a alma com o Espírito Infinito ou Deus. Se você medita com regularidade e profundidade, despertará a sua alma, isto é, a consciência divina imortal e bem-aventurada que está no mais íntimo do seu ser.

Benefícios da meditação

Os benefícios da meditação são múltiplos. Quando se medita regularmente, transformações sutis acontecem no corpo, na mente e no núcleo da consciência. Alguns benefícios são logo sentidos; outros se revelam gradualmente e levam algum tempo.

  • Um dos primeiros frutos da meditação é a paz interior. Junto com ela, do mais profundo do ser, chegam maior clareza, compreensão e orientação.

  • A meditação traz objetividade e conhecimento intuitivo para lidar com os problemas da vida cotidiana. Ela melhora a capacidade de concentração e também a eficiência e a atitude em relação ao trabalho.

  • Proporciona maior harmonia e bem-estar nos relacionamentos e na vida familiar, pois desperta a capacidade de dar e receber amor incondicional.

  • Harmoniza a força vital no corpo: elimina o estresse prejudicial e estimula a saúde e a vitalidade.

  • E o mais importante: ajuda a própria consciência a estar em harmonia com Deus, o que dá segurança e felicidade inquebrantáveis em meio a todas as circunstâncias da vida.

Esses resultados são obtidos com sinceridade e com a firme vontade de continuar o esforço até alcançar o principal objetivo da vida: a bem-aventurança eternamente nova e a união com Deus pela Autorrealização.


A meditação iogue é o meio, já testado pelo tempo, de revelar o potencial infinito da alma. Não é um vago processo mental de pensamentos ou considerações filosóficas. É o meio direto de retirar a atenção das distrações da vida e silenciar os pensamentos inquietos e turbulentos que nos impedem de conhecer nosso verdadeiro Eu: a maravilhosa essência divina que realmente somos. Com a disciplina da meditação aprendemos a nos interiorizar e descobrimos nosso centro de inquebrantável paz e bem-aventurança.
O que é realmente a meditação?
À medida que progredimos na meditação, aumenta a experiência de paz e bem-aventurança proveniente da alma. Nos estágios mais elevados, a alma percebe sua completa unidade com Deus. Este é o objetivo da meditação: a comunhão divina extática, superconsciente e bem-aventurada denominada samadhi.
Paramahansa Yogananda ensinou algumas técnicas de meditação poderosas como parte da ciência da Kriya Yoga, as quais estão nas Lições da Self-Realization Fellowship. Qualquer pessoa que queira aprender as técnicas mais elevadas de meditação e desfrutar de seus benefícios encontra nas Lições apoio e ajuda inestimáveis para a vida toda.
Se você ainda não pediu as Lições da Self-Realization Fellowship, aqui encontrará algumas instruções básicas para meditar, que você pode começar a praticar logo, assim sentindo a paz e a consciência de Deus que a meditação traz.


gold lotus rule 

 

Passagem dos escritos de Paramahansa Yogananda:

“Mesmo que você consiga fazer tudo exceto meditar, jamais encontrará bem-aventurança semelhante à que surge quando os pensamentos se acalmam e a mente entra em sintonia com a paz de Deus.”

  Paramahansa Yogananda  


gold lotus rule
Lições da Self-Realization Fellowship   

Meditação é a ciência da realização divina. “A meditação é a ciência da realização divina. É a mais prática das ciências do mundo. A maioria das pessoas desejaria meditar se compreendesse o valor da meditação e experimentasse seus efeitos benéficos. O objetivo supremo da meditação é alcançar a percepção consciente de Deus e da eterna unidade da alma com Ele. Que realização pode ser mais importante e útil do que atrelar as limitadas faculdades humanas à onipresença e onipotência do Criador? A realização divina dá a quem medita as bênçãos da paz, do amor, da alegria, do poder e da sabedoria do Senhor.

“A meditação utiliza a concentração em sua forma mais elevada. A concentração consiste em libertar a atenção das distrações e focalizá-la em algum pensamento em que se esteja interessado. A meditação é a forma especial de concentração em que a atenção se libertou da inquietude e se focalizou em Deus. A meditação, portanto, é a concentração que se emprega para conhecer Deus. (…) 

“A primeira prova da presença de Deus é a paz inefável, que se desenvolve até se converter em alegria humanamente inconcebível. Uma vez que toque a Fonte da verdade e da vida, toda a natureza lhe responderá.
“Encontrando Deus no seu íntimo, você O encontrará no exterior, em todas as pessoas e em todas as circunstâncias.” 

  gold lotus rule

Paramahansa Yogananda,
Meditações Metafísicas

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados