|
Segurança interior num mundo instável


Trechos dos escritos de Paramahansa YoganandaPlaneta Terra 

 Por que há tantas guerras e desastres naturais?

Os cataclismos que subitamente ocorrem na natureza, provocando destruição e danos em massa, não são “obra de Deus”. Essas catástrofes resultam dos pensamentos e das ações do homem. Onde quer que o equilíbrio vibratório do mundo entre o bem e o mal seja perturbado pelo acúmulo de vibrações nocivas resultantes de pensamentos e ações errôneas do homem, veremos destruições. (…)

As guerras ocorrem não por uma ação divina fatal, mas pela disseminação do egoísmo material. Elimine-se o egoísmo – individual, industrial, político e nacional – e não haverá mais guerras.

lotus gold left

As caóticas condições modernas existentes no mundo resultam do padrão de vida afastado dos ideais divinos. Indivíduos e nações podem ser protegidos contra a destruição total se viverem segundo os ideais de fraternidade, cooperação industrial e intercâmbio internacional de experiências e bens materiais.

lotus gold left

Acredito que virá uma época em que, por força de uma compreensão superior, não teremos mais fronteiras. Chamaremos a Terra de nossa pátria. E graças aos meios jurídicos e à integração internacional, distribuiremos altruisticamente os bens do mundo segundo as necessidades das pessoas. A igualdade, porém, não pode ser implantada à força, ela tem de vir do coração. (…) Temos de começar agora, com nós mesmos. Deveríamos tentar ser como os entes divinos que vêm e tornam a vir à Terra para nos mostrar o caminho. Amando-nos uns aos outros e mantendo claro o nosso discernimento, tal como eles exemplificaram e ensinaram, a paz chegará.

lotus gold left

A única coisa que ajudará a eliminar o sofrimento do mundo – mais do que dinheiro, habitações ou qualquer outro auxílio material – é meditar e transmitir aos outros a sublime consciência de Deus que sentimos. Mil ditadores não poderiam jamais destruir o que tenho dentro de mim. Irradie diariamente a Sua consciência para os outros. Procure compreender os planos de Deus para a humanidade – atrair todas as almas de volta a Ele – e trabalhe em harmonia com Sua vontade. 

lotus gold left

Deus é Amor. Seu plano para a criação só pode estar enraizado no amor. Não oferece esse simples pensamento mais consolo ao coração humano do que os raciocínios eruditos? Todos os santos que penetraram o âmago da Realidade testemunharam que existe um plano universal divino e que ele é belo e pleno de alegria. 

Liberte-se do medo e da insegurança pela fé em Deus

Luz na florestaDeus é o único porto seguro que nos abriga das tempestades do mundo. “Refugia-te Nele com toda a ânsia de teu coração. Por Sua graça obterás a paz suprema e o Refúgio Eterno.” Nele encontrei a alegria de minha vida, a indescritível ventura de minha existência, a maravilhosa percepção de Sua onipresença em mim. Quero que todos vocês tenham isso. 

lotus gold left

A yoga ensina que onde há Deus não há medo nem tristeza. O iogue bem-sucedido permanece imperturbável em meio a mundos que colidem; ele está seguro em sua percepção: “Senhor, onde eu estiver, lá deves estar”.

lotus gold left

O destemor significa fé em Deus; fé em Sua proteção e justiça, em Sua sabedoria e onipresença, em Seu amor. (...)

O medo rouba do homem a invencibilidade de sua alma. Perturbando o harmonioso funcionamento da Natureza que é irradiado da fonte interior de poder divino, o medo causa alterações físicas, mentais e espirituais. (…) Em vez de permitir a ansiedade, o ser humano deve afirmar: “Estou sempre seguro na fortaleza de Tua amorosa proteção”.

lotus gold left

Esteja na selva africana, na guerra ou devastado pela doença e pela pobreza, apenas diga ao Senhor e acredite: “Estou no carro blindado de Tua presença, atravessando o campo de batalha da vida. Estou protegido.” Não há outro modo de estar seguro. Use o bom senso e confie plenamente em Deus. Não estou sugerindo nada extravagante, mas insisto em que afirme esta verdade e acredite nela, não importa o que aconteça: “Senhor, só Tu podes me ajudar”.

lotus gold left

Recorra a Deus para solucionar todos os problemas. Não permita que sua coragem e raciocínio fiquem paralisados quando dificuldades avassaladoras o derrubam como uma avalanche. Mantenha o bom senso intuitivo e a fé em Deus alertas e tente encontrar até a mais remota saída e a encontrará. Tudo acabará bem no final, pois Deus ocultou Sua bondade atrás da superficialidade dos paradoxos das experiências mortais. 

Em tempos adversos, segure-se na amorosa orientação de Deus

Faça de Deus o Pastor de sua alma. Faça Dele o seu Farol quando atravessar os caminhos sombrios da vida. Ele é a sua Lua na noite da ignorância; o Sol nas horas de vigília. É a sua Estrela Polar nos mares escuros da existência mortal. Busque a orientação Dele. O mundo continuará assim, cheio de altos e baixos. Onde encontrar um senso de direção? Não nos preconceitos criados em nós pelos hábitos e pelas influências ambientais da família, do país ou do mundo, mas na voz orientadora da Verdade interior.

Penso apenas em Deus em todos os momentos. Coloquei meu coração no abrigo do Senhor; pus meu espírito a Seu encargo. Depositei meu amor e devoção a Seus pés de Eternidade. Confie primeiro em Deus e depois, por meio da divina orientação interna, confie nos que manifestam a luz Dele. É essa Luz que me guia. Essa Luz é meu amor, minha sabedoria. E Ele me conta como Sua virtude está vencendo e sempre vencerá.

Eu costumava me preocupar com esta guerra. Mas recebi grande conforto quando orei: “Senhor, sei que não devo julgar. Tu és o juiz da humanidade e das nações. Tu conheces o karma de todos. E o que decretares será meu desejo.” Este pensamento me libertou até de minha preocupação com a Índia, pois sei que Deus a protegerá. Temos que aprender a depender mais do veredito divino, que só é conhecido depois do fim de cada ato no drama mundial. Durante a guerra, Seu plano pode não ser compreendido, mas com o tempo veremos que a mão divina esteve nesse conflito. O resultado imediato e o que acontecer depois estarão de acordo com o veredito do Senhor, segundo o karma de cada país e de cada indivíduo que faz parte daquela nação. Das fogueiras desse conflito surgirá um mundo mais grandioso. Lembrem-se disto: a força bruta nunca tem a vitória final. É o que se verá nesta guerra. A virtude de Deus emergirá triunfante.

Como considerer a atual situação mundial de modo espiritual?

A atual crise mundial se deve à linha ascendente da Dwapara Yuga; para que o mundo melhore, o mal precisa ser expurgado. As forças do mal destruirão a si mesmas, garantindo assim a sobrevivência das nações justas. O conflito entre bem e mal ocorre desde a aurora da história. Mas à medida que o mundo ascende pela Dwapara Yuga, a era elétrica ou atômica, há maior potencial não só para o bem mas também para a destruição pelo mau uso da tecnologia pelos que são gananciosos e querem o poder. Em sintonia com a influência da Dwapara Yuga, a tecnologia rapidamente leva a população em geral para níveis mais elevados de empreendimentos. Mas este progresso também cria uma grande brecha entre os que conseguem algo e os que não conseguem nada, o que fomenta a inveja e os problemas sociais, econômicos e políticos.

Eu acredito na fraternidade humana criada pelo amor, pela compreensão e pela cooperação. Todos os ideais e objetivos nobres devem ser apresentados ao mundo pelo exemplo espiritual e por métodos bons, não pela força bruta e pela guerra. O poder político sem princípios espirituais é perigoso. Por princípios espirituais não quero dizer doutrinas de religiões específicas – que também podem ser divisoras – e sim dharma ou princípios universais de justiça aplicáveis ao bem-estar de toda a humanidade. Para evitar que o mal se espalhe, às vezes até uma guerra justa é necessária. Não se pode pregar não-violência e cooperação para um tigre selvagem, pois ele o destruirá antes que você possa explicar sua filosofia. Alguns perpetradores humanos do mal simplesmente não reagem à razão. Qualquer pessoa que faça uma guerra agressiva, como Hitler fez, perderá. Os que se veem obrigados a lutar uma guerra justa contra o mal vencerão. Corresponde a Deus decidir se uma guerra é justa ou não.

lotus gold left

Faço uma previsão: o mundo não está indo para a destruição. Portanto, não tenha medo. Acredite em seu Pai. Ele o protegerá se você seguir seus ideais e mantiver a fé. Estamos em fase ascendente. Os 1.200 anos do ciclo material passaram e já deixamos para trás 300 dos 2.400 anos da era atômica. Depois desta virão a era mental e a espiritual. Não estamos descendendo. Aconteça o que acontecer, o Espírito prevalecerá. É minha previsão. (...) Qualquer pessoa que use a bomba, motivada pela agressão, morrerá pelos efeitos da bomba; mas sei que os corações americanos e indianos não querem a violência. Assim como Hitler caiu apesar de todo o poder que tinha, qualquer ditador, onde quer que esteja, será derrubado. É minha previsão.

lotus gold left

Meus irmãos do mundo: por favor, lembrem que Deus é nosso Pai e que é Um. Somos todos Seus filhos e assim devemos adotar meios construtivos de nos ajudar mutuamente a ser cidadãos ideais dos Estados Unidos do Mundo na área física, mental, financeira e espiritual. (...)

Quando cada alma se elevar acima das divisões mesquinhas em genuíno entendimento espiritual, a miséria no mundo será incinerada pelo fogo da percepção da universalidade do mundo e da fraternidade dos seres humanos.

O rádio, a televisão e o transporte aéreo nos uniram como nunca. Temos que aprender que a Ásia não pode mais ser só para asiáticos, a Europa só para europeus e a América só para americanos, e assim por diante, e sim os Estados Unidos do Mundo em Deus, onde cada ser humano pode ser um cidadão ideal do globo, com todas as oportunidades para a plenitude de corpo, mente e alma.

Busque o eterno amor de Deus por trás das efêmeras sombras do mundo

Nenhum homem e nenhum profeta jamais conseguirá erradicar todas as desigualdades e divisões da Terra. Mas quando você se encontrar na consciência de Deus, as diferenças vão desaparecer e você dirá:

“A vida é doce e a morte é um sonho, quando flui por mim Tua canção. Doce é a alegria e a tristeza é um sonho, quando flui por mim Tua canção. A saúde é doce e a doença é um sonho, quando flui por mim Tua canção. Doce é o louvor e a culpa é um sonho, quando flui por mim Tua canção.”

Esta é a filosofia mais elevada. Não tenha medo de nada. Mesmo que esteja sendo golpeado pelas ondas da tempestade, você ainda está no regaço do oceano. Segure-se sempre na consciência da presença de Deus. Permaneça tranquilo e diga: “Sou destemido; feito de substância divina. Sou uma centelha do Fogo do Espírito. Sou um átomo da Chama Cósmica. Sou uma célula do vasto corpo universal do Pai. ‘Eu e meu Pai somos Um’.”

lotus gold left

Coloque-se simplesmente aos pés de Deus. Não há melhor hora do que o agora para se entregar a Ele. (...) Use toda a força de sua alma para encontrar Deus. (...) A cortina de fumaça da ilusão se interpôs entre nós e Ele. Ele lamenta que O tenhamos perdido de vista e não está feliz vendo que Seus filhos sofrem tanto – morrendo por causa de bombas, doenças terríveis e hábitos errôneos. Ele sente muito, pois nos ama e nos quer de volta. Bastaria você fazer um esforço para meditar e estar com Ele à noite! Ele pensa muito em você. Você não foi abandonado. Você é quem abandonou seu verdadeiro Eu. (...) Deus nunca é indiferente a você. (…)

O único propósito da criação é obrigar você a resolver seu mistério e perceber Deus, que está por trás de tudo. Ele quer que você esqueça tudo mais e que só O busque. Depois que você encontrar refúgio no Senhor, não existirá consciência da vida e da morte como realidades. Então você verá todas as dualidades como os sonhos que tem quando dorme, que vão e vêm na eterna existência de Deus. Não esqueça este sermão, um sermão que Ele lhe oferece através de minha voz. Não O esqueça! Ele diz:

“Sou tão indefeso quanto você porque Eu, na forma de sua alma, estou preso ao corpo. A menos que você resgate seu verdadeiro Eu, continuará aprisionado comigo. Não se demore mais, arrastando-se no lodaçal do sofrimento e da ignorância. Venha! Banhe-se em minha luz!”

lotus gold left

O Senhor quer que escapemos deste ilusório mundo. Ele clama por nós, pois sabe como é difícil obter libertação. Mas você apenas tem de lembrar que é filho de Deus. Não tenha pena de si mesmo; você é tão amado por Deus quanto Cristo e Krishna. Mas é preciso buscar o Seu amor, que inclui liberdade eterna, alegria infinita e imortalidade.

lotus gold left

Não tenha medo do aterrador sonho do mundo. Desperte na luz imortal de Deus! Houve uma época em que a vida para mim era como assistir a um filme horrível sem poder fazer nada, e eu dava importância demais às tragédias ali encenadas. Então um dia, enquanto eu meditava, uma grande luz apareceu em meu quarto e a voz de Deus me disse: “O que você está sonhando? Contemple minha luz eterna, onde os muitos pesadelos do mundo vão e vêm. Eles não são reais.” Que incrível conforto aquilo foi para mim! Por mais horríveis que sejam, pesadelos são apenas pesadelos. Os filmes, agradáveis ou perturbadores, são apenas filmes. Não devemos nos absorver demais nos dramas tristes e assustadores da vida. Não é mais sábio colocar a atenção no Poder que é indestrutível e imutável? Por que se preocupar com as surpresas desagradáveis num enredo do filme do mundo? Estamos aqui por pouco tempo. Aprenda a lição do drama da vida e encontre sua liberdade.

lotus gold left

Logo além das sombras da vida está a maravilhosa Luz de Deus. O universo é um vasto templo da Sua presença. Quando você meditar, encontrará portas se abrindo para Ele em tudo. Quando comunga com Ele, nem todas as calamidades do mundo podem lhe tirar a Alegria e a Paz. Afirmação: “Que eu sempre possa me segurar em Ti na vida e na morte, na doença, na fome, nas epidemias ou na pobreza. Ajuda-me a perceber que sou Espírito imortal, intocado pelas mudanças da infância, da juventude e dos torvelinhos do mundo.”

Aprofundamento do tema:

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados