|
Saúde e cura


Trechos de “A cura pelo poder ilimitado de Deus”, no livro A Eterna Busca do Homem   
Paramahansa Yogananda 

A Eterna Busca do Homem   

O que é a doença?

Cachoeira na floresta Há três tipos de doença: física, mental e espiritual.

A doença física se deve a diferentes formas de condições tóxicas, processos infecciosos e acidentes.

A doença mental é causada por medo, preocupação, raiva e outros distúrbios emocionais.

A doença espiritual se deve à ignorância do homem sobre sua verdadeira relação com Deus.

A ignorância é o mal supremo. Quando a eliminamos, também eliminamos as causas de todos os distúrbios físicos, mentais e espirituais. Meu guru Sri Yukteswarji costumava dizer: “A sabedoria é o maior depurativo”.

Tentar vencer os vários tipos de sofrimento com o poder limitado dos métodos materiais de cura muitas vezes acaba em frustração. Somente no poder ilimitado dos métodos espirituais o homem encontra cura permanente para as “des-ordens” do corpo, da mente e da alma. Devemos procurar em Deus esse poder infinito de cura. Se você tem sofrido mentalmente com a perda de entes queridos, poderá reencontrá-los em Deus. Tudo é possível com o Seu auxílio. Se não conhecemos realmente a Deus, nada justifica afirmar que só a mente existe e que não é preciso observar regras de saúde nem recorrer a meios físicos de cura. Enquanto não atingimos a verdadeira realização, temos de usar o bom senso em tudo o que fazemos. Ao mesmo tempo, jamais devemos duvidar de Deus – devemos reafirmar constantemente a fé em Seu divino poder onipresente.

Os médicos procuram conhecer as causas das doenças e eliminá-las, para que as enfermidades não retornem. Geralmente eles são muito hábeis no emprego de determinados métodos materiais de cura. Entretanto, nem todas as doenças reagem a remédios e cirurgias, e nisso reside a principal limitação desses métodos.

Substâncias químicas e remédios afetam apenas a composição física externa das células do corpo, mas não alteram sua estrutura atômica interna ou princípio vital. Em muitos casos, nenhuma cura é possível enquanto o poder curativo de Deus não tiver corrigido  internamente o desequilíbrio dos “vitátrons” ou energia vital inteligente do corpo.

Aumente sua resistência natural às doenças

O jejum é um método natural de cura. Quando adoecem, os animais e os selvagens jejuam. A máquina do corpo tem assim uma oportunidade de se purificar e conseguir o necessário repouso. A maioria das doenças pode ser curada com um jejum criterioso. Exceto no caso de insuficiência cardíaca, períodos regulares de jejuns curtos têm sido recomendados pelos iogues como excelente regra de saúde. Outro método eficiente de cura do corpo físico é o uso adequado de ervas apropriadas ou seus extratos.

Ao usar remédios, muitas vezes descobrimos que não são bastante eficazes para promover a cura ou que são tão fortes que irritam os tecidos orgânicos em vez de curá-los. Analogamente, a exposição a certos tipos de “raios terapêuticos” queima os tecidos. São tantas as limitações dos métodos físicos de cura!

Melhores que remédios são os raios do sol. Possuem um maravilhoso poder de cura. Deve-se tomar um banho de sol de 10 minutos todos os dias. Dez minutos diários têm melhor feito do que exposições ocasionais por períodos mais prolongados. Um curto banho de sol todos os dias, reforçado por bons hábitos de saúde, manterá o corpo abastecido com energia vital suficiente para destruir todos os micróbios nocivos.*

As pessoas saudáveis têm resistência natural às doenças, especialmente às infecções. A doença se instala quando o poder de resistência do sangue diminui em razão de hábitos alimentares inadequados e da ingestão excessiva de comida ou quando a atividade sexual exagerada leva ao esgotamento da energia vital. Conservar a energia física criadora significa prover todas as células com vibrante energia vital; o corpo então adquire uma enorme resistência às doenças. O excesso sexual debilita o corpo, tornando-o vulnerável às moléstias.

[*NOTA: É prudente restringir os banhos de sol às primeiras e últimas horas do dia. Sempre devemos tomar precauções para proteger a pele sensível da exposição excessiva aos raios solares. Se uma pessoa tem dúvidas sobre o tempo de exposição solar, deve consultar seu médico ou um dermatologista e seguir as indicações dadas.] 

O poder de um sorriso

Conserve a energia vital, siga uma dieta equilibrada, sorria sempre e seja feliz. Quem encontra alegria dentro de si mesmo descobre que seu corpo está carregado de corrente elétrica, de energia vital não do alimento, mas de Deus. Se acha que não consegue sorrir, fique diante do espelho e puxe os lábios com os dedos para armar um sorriso. Isso é muito importante!

Os métodos curativos que mencionei brevemente sobre os alimentos e a depuração do corpo com jejum e ervas são de eficácia limitada; mas quando uma pessoa é interiormente alegre, ela atrai o auxílio do inexaurível poder de Deus. Falo da alegria sincera, não da que você finge por fora sem sentir por dentro. Se a alegria for sincera, você será um milionário de sorrisos. Um sorriso verdadeiro distribui a corrente cósmica, o prana, a todas as células do corpo. O homem feliz é menos sujeito a doenças, pois a felicidade realmente atrai para o corpo um maior suprimento da energia vital universal.

Há muito o que falar sobre o tema da cura. A ideia principal é que devemos depender mais do poder mental, que é ilimitado. As regras de prevenção contra a doença devem ser: autocontrole, exercícios, dieta apropriada, abundância de sucos de frutas, jejum ocasional e sorrisos o tempo todo – de dentro para fora. Esses sorrisos nascem da meditação. Você encontrará então o poder eterno de Deus. Em êxtase com Ele, você trará conscientemente para o seu corpo a divina presença curativa.

 

O poder da mente traz consigo a infalível energia de Deus e esse é o poder que você deseja ter no corpo. Existe um modo de atrair esse poder: a comunhão com Deus pela meditação. Quando sua comunhão com Deus for perfeita, a cura será permanente.

A cura divinaIllustrations: Prayer in the light  

O Poder Supremo pode ser invocado por meio da fé contínua e da prece incessante. Você deve se alimentar corretamente e fazer o que for necessário por seu corpo, mas reze ininterruptamente a Ele: “Senhor, Tu podes me curar, pois controlas os átomos vitais e as condições sutis do corpo que os médicos não conseguem alcançar com remédios”. Fatores externos como remédios e jejum têm certo efeito benéfico sobre o corpo físico, mas não afetam a força interna que sustenta as células. Somente quando recorremos a Deus e recebemos Seu poder curativo é que a energia vital se dirige aos átomos das células do corpo, produzindo cura instantânea. Não seria melhor então depender mais de Deus?

Mas a tentativa de mudar a dependência dos métodos físicos para os métodos espirituais deve ser gradual. Se uma pessoa acostumada a comer demais adoece e com a intenção de obter uma cura mental começa repentinamente a jejuar, poderá desanimar caso não tenha êxito logo. Leva tempo para mudar a maneira de pensar e passar da dependência da comida à dependência da mente. Para ser receptiva ao poder curativo de Deus, a mente deve ser treinada a acreditar no auxílio divino.

Do Poder Infinito vibra toda a energia atômica, manifestando-se e sustentando cada célula do universo físico. Assim como as imagens de um filme são mantidas por um facho de luz proveniente da cabine de projeção do cinema, também todos nós somos sustentados pelo Raio Cósmico, a Luz Divina que emana da cabine de projeção da Eternidade. Quando procurar e encontrar o Raio de Luz, você verá Seu poder ilimitado reconstruindo os átomos, elétrons e vitátrons em todas as células do corpo que possam estar “defeituosas”. Comungue com o Grande Terapeuta!

Afirmações de cura

A perfeita saúde de Deus permeia os sombrios recantos da minha doença física. Em todas as minhas células brilha Sua luz curativa. Elas estão perfeitamente bem, pois Sua perfeição está nelas.

lotus gold left

O poder curativo do Espírito está fluindo através de todas as células de meu corpo. Sou feito da única substância universal: a substância de Deus.

lotus gold left

Tua luz perfeita é onipresente em todas as partes de meu corpo. Onde quer que essa luz curativa se manifeste, existe perfeição. Estou bem, pois a perfeição está em mim.

lotus gold left

Sou o Imutável. Sou o Infinito. Não sou um pequeno ser mortal com ossos que quebram, corpo que perece. Eu sou o imortal, imutável Infinito.

Aprofundamento do tema

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados