|

Orientações de Paramahansa Yogananda para épocas de crise


Introdução 

“Diante da atual crise econômica, muitas pessoas no mundo inteiro procuram compreender o que acontece e buscam orientação sobre o melhor modo de seguir adiante, elas e suas famílias.

“Há mais de meio século Paramahansa Yogananda descreveu as mudanças que ocorreriam no mundo como parte da transição para uma era mais elevada e espiritual. Embora não tenha mencionado uma data precisa, ele apresentou grande quantidade de conselhos espirituais e recomendações práticas para lidar com o desafio desta época.

“Swami Sri Yukteswar, guru de Paramahansaji, disse em seu livro A ciência sagrada que a Era Atômica (Dwapara Yuga) é uma nova etapa ascendente na vida de nosso planeta. Apesar disso, Paramahansaji avisou que a influência da Era das Trevas (Kali Yuga), imediatamente anterior, ainda pesa muito sobre a civilização contemporânea. Os modelos de pensamento de interesses materialistas criados durante milhares de anos são refletidos nos vários costumes e nas múltiplas tradições e superstições que separam um ser do outro, uma nação da outra. Paramahansaji previu que, enquanto a humanidade não terminar de se desfazer do engano e da desarmonia da era antiga, haverá grandes vicissitudes no destino das sociedades e das nações e depois haverá um período de progresso sem precedentes no mundo inteiro.”

Resumindo o conselho de Paramahansa Yogananda sobre o tema, a reverenda Sri Daya Mata – a nossa terceira presidente e uma de suas primeiras e mais próximas discípulas – disse:

“Paramahansa Yogananda nos fez compreender que quando as condições do mundo ou das civilizações passam por mudanças significativas, no fundo há sempre uma causa sutil – a ação oculta da lei do karma – que opera não só no plano individual mas também em grande escala sobre os assuntos internacionais. Assim como a atitude correta é se perguntar ‘o que devo aprender desta situação?’ quando enfrentamos desafios na vida pessoal, o mundo como um todo também precisa entender as lições que Deus deseja que assimilemos nesta exata etapa de nossa evolução.

“A humanidade deve abraçar a arte de desenvolver uma vida espiritual equilibrada e aprender a conviver como uma família global. Cedo ou tarde, as pressões que temos de enfrentar e os estados de ansiedade que nos assolam nesta era de vertiginosos progressos tecnológicos nos obrigarão a aprender essas lições.

“Paramahansaji previu isso há muitos anos e nos advertiu várias vezes: ‘Chegará o dia em que o mundo teria de voltar à vida simples. É necessário simplificar a vida para dedicar tempo a Deus. É preciso que a humanidade aprenda a viver em completa fraternidade, pois à medida que a civilização evolui para uma era mais elevada, perceberemos que o mundo fica cada vez menor. O preconceito e a intolerância precisam desaparecer.’

“Jesus disse: ‘Todo reino dividido será aniquilado’. A ciência aproximou tanto as nações que este mundo – que já foi considerado imenso – se assemelha cada vez mais a um lar onde todos os membros são parentes e onde cada um depende dos outros. Considerando como é difícil, mesmo para uma família pequena, permanecer unida em meio às tendências desagregadoras de nossos tempos, há alguma esperança de unidade para o mundo como um todo? A resposta é sim! Tanto para famílias individuais quanto para as relações entre os membros da família global de nações – sempre que dediquemos tempo a cultivar as metas e valores que conduzem à paz verdadeira e à compreensão espiritual.”

 

1 de 6
Forward to Next Page
Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados