|
O perdão

Trechos dos escritos de Paramahansa Yogananda

O Deus de algumas escrituras é vingativo e sempre pronto a nos punir. Mas Jesus nos mostrou a verdadeira natureza de Deus. (…) Ele não destruiu seus inimigos com “doze legiões de anjos”; mas, em vez disso, superou o mal com o poder do amor divino. Sua ação demonstrou o supremo amor de Deus e o comportamento dos que são unos com Ele.

lotus gold left

“Deve-se perdoar, qualquer que seja a ofensa”, diz o Mahabharata. Foi dito que a continuidade da espécie se deve à capacidade que o homem tem de perdoar. Perdão é santidade. Graças ao perdão, o universo se mantém coeso. O perdão é o poder do poderoso. O perdão é sacrifício. O perdão é a quietude da mente. O perdão e a gentileza são as qualidades de quem tem autodomínio. Eles representam a virtude eterna.”

lotus gold left

A pessoa que age errado facilmente se desculpa; mas quando outra pessoa comete um erro, a reação imediata é julgar e condenar o transgressor. Em vez disso, seja franco consigo mesmo; coloque-se no lugar daquela pessoa e veja como você adora se perdoar. Por que não deveria você, com a mesma prontidão, ser capaz de perdoar os outros? As pessoas cometem erros não porque sejam essencialmente más, mas porque não sabem discernir; são antes movidas pelos impulsos da própria ignorância. (...) Lembre-se, o amor muda as pessoas.

lotus gold left

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo até sete, mas até setenta vezes sete.” Orei profundamente para compreender este conselho intransigente. “Senhor”, protestei, “é isso possível?” Quando a voz divina finalmente respondeu, trouxe, numa torrente de luz, uma renovação de humildade. “Quantas vezes por dia, ó Homem, eu perdoo a cada um de vocês?”

lotus gold left

Assim como Deus está constantemente nos perdoando, mesmo conhecendo todos os nossos [maus] pensamentos, aqueles que se encontram em total sintonia com Ele sentem naturalmente o mesmo amor.

lotus gold left

Em seu coração precisa brotar aquela simpatia que aplaca todas as dores dos corações alheios, aquela mesma simpatia que possibilitou a Jesus dizer: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Seu imenso amor abrangia tudo. Ele poderia ter destruído seus inimigos com um olhar. Entretanto, assim como Deus está nos perdoando ininterruptamente, embora conheça todos os nossos maus pensamentos, essas grandes almas que estão em sintonia com Ele também nos dão esse mesmo amor. 

lotus gold left

Se você quer desenvolver a Consciência Crística, aprenda a ser solidário. Quando um genuíno sentimento pelos outros entra em seu coração, você está começando a manifestar essa grande consciência. (...) O Senhor Krishna disse: “O mais elevado iogue é aquele que vê com igual atitude todos os homens (...).”

lotus gold left

A ira e o ódio nada constroem. O amor traz recompensa. Você pode derrubar uma pessoa, mas quando ela se levantar novamente, tentará destruí-lo. Como então a conquistou? Você não a conquistou. A única maneira de conquistar é pelo amor. E quando não puder conquistar, apenas guarde silêncio ou vá embora e reze pela pessoa. Esse é o modo como você tem de amar. Se colocar isso em prática na sua vida, você terá uma paz maior do que pode imaginar.

Afirmação

“Hoje eu perdoo a todos os que algum dia me ofenderam. Dou meu amor a todos os corações sedentos, tanto aos que me amam quanto aos que não me amam.”

Aprofundamento do tema

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados