|
Como vencer o medo, a ansiedade e a preocupação

Como vencer o medo, a ansiedade e a preocupação

Conquering Fear

Trechos dos escritos de Paramahansa Yogananda

Enfrente a tudo e a todos, no campo de batalha da vida, com a coragem de um herói e o sorriso de um conquistador.

lotus gold left

Você é filho de Deus; como pode ter medo?

lotus gold left

O medo do fracasso ou de ficar doente se cultiva remoendo esses pensamentos na mente consciente até eles fincarem raízes no subconsciente e, por fim, na superconsciência. Em seguida, os temores arraigados superconsciente e subconscientemente começam a germinar e a preencher a mente consciente com as plantas do medo, que não são tão fáceis de destruir quanto teriam sido os pensamentos originais. Afinal, essas plantas produzem frutos venenosos que cheiram à morte. (...)

Arranque-os de dentro de você concentrando-se poderosamente na coragem e desloque sua consciência para a absoluta paz de Deus em seu interior.

lotus gold left

Seja qual for seu temor, desvie a mente dele e entregue o caso a Deus. Tenha fé Nele. Muito do sofrimento se deve apenas às preocupações. Por que sofrer agora, se a doença ainda não chegou? Uma vez que a maioria das doenças é provocada pelo medo, se você o abandonar estará imediatamente livre. A cura é instantânea. Todas as noites, antes de dormir, faça a seguinte afirmação: “O Pai Celestial está comigo, estou protegido.” Mentalmente envolva-se com o Espírito. (...) Você sentirá Sua maravilhosa proteção.

lotus gold left

Enquanto mantiver sua consciência em Deus, você jamais sentirá medo. Todos os obstáculos serão superados pela coragem e pela fé.

lotus gold left

O medo vem do coração. Se alguma vez você se sentir tomado de pavor de alguma doença ou de acidente, deve inspirar e expirar profunda, lenta e ritmicamente várias vezes, relaxando a cada expiração. Isso ajuda a normalizar a circulação. Se seu coração estiver realmente calmo, você não poderá sentir nenhum medo.

lotus gold left

Técnica para relaxer o corpo 

Retese com vontade: pelo comando da vontade, dirija a energia vital (mediante o processo de tensão) para inundar o corpo ou alguma parte do corpo. Sinta a energia vibrando ali, energizando e revitalizando. Relaxe e sinta: relaxe a tensão e sinta o formigamento reconfortante da nova vida e da nova vitalidade na área recarregada. Sinta que você não é o corpo; você é essa vida que sustenta o corpo. Sinta a paz, a liberdade, o crescente despertar da consciência que vem com a calma produzida pela prática dessa técnica.

lotus gold left

Muitas pessoas me procuram para conversar sobre suas preocupações. Exorto-as a ficar em silêncio, meditar e orar; então, depois de estarem interiormente tranquilas, que pensem nas alternativas com que possam resolver ou eliminar o problema. Quando a mente está tranquila em Deus e quando a fé em Deus é forte, elas encontram a solução. O fato de ignorar os problemas não os resolverá, mas preocupar-se com eles também não. Medite até ficar tranquilo; então, focalize a mente no seu problema e ore profundamente pedindo a ajuda divina. Concentre-se no problema e encontrará uma solução, sem passar pela terrível angústia de estar preocupado. (...)

Lembre-se: melhor do que raciocinar um milhão de vezes é sentar-se e meditar em Deus até ficar interiormente calmo. Então diga ao Senhor: “Eu não poderia resolver este problema sozinho mesmo que tivesse um número ilimitado de pensamentos diferentes, mas posso resolvê-lo colocando-o em Tuas mãos, pedindo primeiro Tua orientação e depois indo até o fim sem deixar-me desviar ou abater, pensando nos vários ângulos de uma possível solução.” Deus realmente ajuda a quem se ajuda. Quando sua mente estiver calma e cheia de fé após orar a Deus na meditação, você será capaz de vislumbrar várias respostas para os seus problemas e, como a mente está tranquila, poderá escolher a melhor solução. Coloque-a em prática e terá êxito. Isto é aplicar a ciência da religião na vida diária.

lotus gold left

Não importa quão ocupados estejamos, não devemos nos esquecer de libertar a mente por completo, de vez em quando, das preocupações e de todos os afazeres. (...) Durante um minuto de cada vez, tente afastar pensamentos negativos fixando a mente na paz interna, especialmente se estiver preocupado. Depois tente permanecer durante vários minutos com a mente calma. Em seguida, pense em algum incidente feliz; mantenha o pensamento nele, visualize-o, reviva mentalmente alguma experiência agradável, repetidas vezes, até que tenha esquecido inteiramente suas preocupações.

lotus gold left

A compreensão de que todo o poder de pensar, falar, sentir e agir vem de Deus e de que Ele está sempre conosco, inspirando-nos e guiando-nos, liberta instantaneamente do nervosismo. Lampejos de alegria divina virão com essa compreensão. Às vezes uma profunda iluminação permeia a pessoa, banindo a própria ideia do medo. Como um oceano, o poder de Deus a tudo varre, irrompendo no coração como uma enchente purificadora e removendo todo o bloqueio provocado por dúvidas ilusórias, irritação e temores. A ilusão da matéria, a consciência de ser apenas um corpo mortal é superada pelo contato com a doce serenidade do Espírito, que se pode obter por meio da meditação diária. Então você saberá que o corpo é uma pequena borbulha de energia em Seu oceano cósmico.

lotus gold left

Faça um esforço supremo para alcançar Deus. Falo de uma verdade prática, de senso prático; dou-lhe uma filosofia que eliminará toda a consciência de sofrimento. Nada tema. (...) Medite profunda e regularmente e um dia despertará em êxtase com Deus; verá como é absurdo as pessoas pensarem que sofrem. Você, eu e elas – todos – somos puro Espírito.

Afirmações 

“Eu me desfaço de todo fardo mental; relaxo e deixo que Deus expresse através de mim Seu perfeito amor, paz e sabedoria.” 

lotus gold left

“Ó Protetor Onipresente! Quando as nuvens da guerra descarregarem chuvas de gás e fogo, sê Tu meu abrigo antiaéreo. 

lotus gold left

“Que eu possa me apegar sempre a Ti na vida e na morte, na doença, nas epidemias ou na pobreza. Ajuda-me a compreender que sou Espírito imortal, invulnerável às catástrofes mundiais e às mudanças que acompanham a infância, a juventude ou a velhice.” 

Aprofundamento do tema

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados