|
Como conhecer Deus

Trechos dos escritos de Paramahansa Yogananda

Botão de lótus cor de rosa– Parece-me pouco prático pensar em Deus o tempo todo – comentou um visitante. Paramahansaji respondeu:

– O mundo concorda com você e por acaso o mundo é um lugar feliz? A verdadeira felicidade foge do homem que abandona Deus, porque Ele é a própria Bem-aventurança. Seus devotos na Terra vivem num paraíso interior de paz, mas aqueles que O esquecem passam seus dias num inferno de insegurança e decepção criado por eles próprios. “Fazer amizade” com o Senhor é ser realmente prático!

lotus gold left

Cultive o relacionamento com Ele. É possível conhecer Deus tão bem quanto você conhece seu amigo mais querido. Essa é a verdade.

lotus gold left

Primeiro é preciso ter um conceito correto de Deus, uma ideia definida com a qual se possa estabelecer um relacionamento com Ele. Em seguida você tem de meditar e orar até que o conceito mental se transforme em percepção real. Então você O conhecerá. Se persistir, o Senhor virá.

lotus gold left

Há pessoas que descrevem seu Criador como alguém que autoritariamente submete o homem à prova com a fumaça da ignorância e o fogo do castigo e que julga os atos humanos com insensível severidade. Elas deturpam assim o verdadeiro conceito de Deus como Pai Celestial afetuoso e compassivo, atribuindo-Lhe a falsa imagem de um tirano vingativo, inflexível, incapaz de perdoar. Mas os devotos que comungam com Deus sabem que é tolice concebê-Lo diferente de um Ser Compassivo, receptáculo infinito de todo o amor e bondade.

lotus gold left

Deus é Bem-aventurança Eterna. Seu ser é amor, sabedoria e alegria. Ele é tanto impessoal quanto pessoal e Se manifesta de qualquer modo que Ele queira. Aparece aos Seus santos na forma preferida por cada um deles: um cristão vê Cristo, um hindu vê Krishna ou a Mãe Divina e assim por diante. Devotos que O adoram na forma impessoal tornam-se conscientes do Senhor como o Luz infinita ou como o maravilhoso som de Om, o Verbo primordial, o Espírito Santo. A suprema experiência que o homem pode ter é sentir essa Bem-aventurança, na qual todos os outros aspectos da Divindade – amor, sabedoria e imortalidade – estão plenamente incluídos.

Mas como poderia eu transmitir com palavras a natureza de Deus? Ele é inefável, indescritível. Só por meio da meditação profunda é que você conhecerá Sua singular essência.

“Meditação conduzida por um monge da SRF (em inglês)”  Guided Meditations 

Afirmação

“Abençoa-me para que eu possa Te encontrar no templo de cada pensamento e de cada atividade. Encontrando-Te dentro de mim eu Te encontrarei fora, em todas as pessoas e em todas as condições.”

 

           — Paramahansa Yogananda, em Meditações Metafísicas

Aprofundamento do tema

 

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados