|
Como alcançar êxito e prosperidade verdadeiros

Trechos dos escritos de Paramahansa Yogananda

Fonte de água no Santuário do Lago

O verdadeiro êxito

O êxito não é uma questão simples, não pode ser avaliado apenas pela quantidade de dinheiro e bens materiais que você possua. O significado do êxito é muito mais profundo. Só pode ser determinado na medida em que sua paz interior e seu controle mental o tornem capaz de ter felicidade em qualquer circunstância. Este é o verdadeiro êxito.

 

O segredo do êxito e da felicidade está dentro de você. Se encontrou sucesso e prosperidade lá fora mas não em seu interior, você não é realmente bem-sucedido. Um milionário infeliz não é um sucesso. Não estou dizendo que, tendo um milhão de dólares, você não possa ser bem-sucedido. Seja rico ou pobre, se consegue ser feliz na vida, você é um verdadeiro sucesso.

A força de vontade dinâmica

Nada é impossível, a não ser que você pense que é.

Homem contemplando as montanhas

Como ser mortal você é limitado, mas como filho de Deus não tem limites. (...) Focalize a atenção em Deus e terá todo o poder que quiser, para utilizá-lo em qualquer direção.

A vontade é o instrumento da imagem de Deus dentro de você. Na vontade reside o poder ilimitado Dele, o poder que controla todas as forças da natureza. Como você foi feito à imagem Dele, esse poder é seu, para realizar o que quer que você deseje.

 

Quando decidir fazer coisas boas, você as realizará se empregar força de vontade dinâmica. Não importa quais sejam as circunstâncias, se continuar tentando, Deus criará os meios pelos quais sua vontade encontrará a recompensa apropriada. Essa é a verdade a que Jesus se referiu quando disse: “Se tiverdes fé e não duvidardes (...) se a este monte disserdes: ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito”. Se você usar sua força de vontade todo o tempo, independentemente dos revezes, ela produzirá êxito, saúde, poder para ajudar outras pessoas e, acima de tudo, produzirá a comunhão com Deus. 

 

O cérebro do homem mortal está cheio de “não posso”. Tendo nascido numa família com certas características e hábitos, ele é influenciado por ela a pensar que não pode fazer certas coisas: não pode andar muito, não pode comer isso, não pode tolerar aquilo. Esses “não posso” precisam ser cauterizados. Você tem em seu interior o poder de realizar tudo o que quiser. Esse poder se acha na vontade.

 

Se você se agarra a certo pensamento com força de vontade dinâmica, ele finalmente assume uma forma exterior e tangível. 

 

Dotar um pensamento de força de vontade dinâmica significa se aferrar a ele até que esse padrão de pensamento desenvolva força dinâmica. Quando um pensamento se torna dinâmico pela força de vontade, ele pode se manifestar de acordo com o desenho mental que você criou.

 

Como você pode desenvolver a vontade? Escolha algum objetivo que você acredite não poder realizar e procure, com toda a força, alcançá-lo. Quando obtiver êxito, passe a algo mais difícil e continue exercitando desse modo sua força de vontade. Se a dificuldade for muito grande, ore profundamente: “Senhor, dá-me o poder de superar todas as minhas dificuldades”. Você tem de usar sua força de vontade, não importa o que você seja ou quem você seja. Você tem que decidir. Use esse poder da vontade tanto nos negócios quanto na meditação.

 

Êxito ou fracasso são decididos em sua própria mente. Mesmo contra a opinião negativa do resto da sociedade, se você revela, por meio da vontade que a tudo conquista e que é dada por Deus, a convicção de que não pode ser abandonado para sofrer em dificuldades, sentirá um secreto poder divino descendo sobre você e verá que o magnetismo dessa convicção e desse poder está abrindo novos caminhos para você.

Como lidar construtivamente com o fracasso

Cachoeira com uma flor, em EncinitasA época do fracasso é o melhor tempo para plantar as sementes do êxito. O golpe das circunstâncias pode contundi-lo, mas mantenha a cabeça erguida. Tente sempre uma vez mais, não importa quantas vezes tenha falhado. Lute quando achar que não pode mais lutar ou quando achar que já fez o melhor possível ou até que seus esforços sejam coroados de êxito. 

 

Aprenda a usar a psicologia da vitória. Algumas pessoas aconselham: “Não fale de fracasso de modo algum”. Mas só isso não resolve. Primeiro, analise seu fracasso e suas causas, aproveite a experiência e não pense mais nisso. Embora fracasse muitas vezes, o homem que continua se empenhando e que não se deixa derrotar interiormente é uma pessoa verdadeiramente vitoriosa.

 

A vida pode ser sombria, as dificuldades podem vir, as oportunidades podem transcorrer sem serem utilizadas, mas nunca pense: “Estou liquidado. Deus me abandonou.” Quem poderia fazer algo por este tipo de pessoa? Sua família pode abandoná-lo. A boa sorte pode parecer deixá-lo. Todas as forças humanas e da natureza podem se mobilizar contra você. Mas pela qualidade da iniciativa divina no seu interior, você pode derrotar todas as investidas do destino criadas por suas próprias ações errôneas do passado e, em marcha vitoriosa, entrar no paraíso. 

 

Não importa quantas vezes você fracasse; continue tentando. Aconteça o que acontecer, se decidiu inabalavelmente: “a Terra pode se despedaçar, mas continuarei fazendo o melhor possível”, você está usando a vontade dinâmica e terá êxito. Essa vontade dinâmica é o que faz um homem rico ou outro forte e um outro, santo.

Concentração: a chave do êxito

A falta de concentração é a causa básica de muitos fracassos na vida. A atenção é como o facho de luz de um farol. Quando ele se espalha sobre uma área muito grande, sua capacidade de iluminar determinado objeto é pequena; mas ele se intensifica quando focalizado num único objeto de cada vez. Os grandes homens são pessoas com forte poder de concentração. Aplicam a mente inteira a uma só coisa de cada vez.

 

Deve-se conhecer o método científico de concentração (ensinado nas Lições da Self-Realization Fellowship) por meio do qual se pode desligar a atenção dos objetos de distração e focalizá-la sobre determinada coisa de cada vez. Pelo poder da concentração o homem é capaz de usar o poder incrível da mente para conseguir o que deseja, além de fechar todas as portas por onde o fracasso poderia entrar.

 

Devemos tratar do nosso próximo problema ou do nosso próximo dever com energia concentrada e executá-lo com perfeição. Essa deve ser nossa filosofia de vida.

 

A maioria das pessoas faz tudo com a atenção dividida. Não empregam mais do que um décimo de sua atenção. É por isso que não têm poder de alcançar o êxito. (...) Faça tudo com o poder da atenção. A plena força desse poder se obtém com a meditação. Quando você usa esse poder de Deus da concentração, pode aplicá-lo a qualquer coisa e obter êxito.

A criatividade

Sintonize-se com o poder criador do Espírito. Você estará em contato com a Inteligência Infinita capaz de guiá-lo e de resolver todos os problemas. O Poder proveniente da Fonte dinâmica do seu ser fluirá ininterruptamente, de modo que você será capaz de trabalhar criativamente em qualquer esfera de atividade.

 

Proponha-se esta pergunta: “Já tentei fazer algo que ninguém fez?” Esse é o ponto de partida para a aplicação da iniciativa. Se você não pensou nisso ainda, é como centenas de pessoas que acreditam, erroneamente, que não têm o poder de agir de modo diferente do que agem. São como sonâmbulas: as sugestões oriundas da mente subconsciente lhes dão a consciência de pessoas de apenas um HP (cavalo-força).

Se tem vivido nesse estado de sonambulismo, você precisa se acordar afirmando: “Tenho a maior das qualidades humanas: a iniciativa. Todo ser humano tem uma centelha de poder com a qual pode criar algo jamais criado antes. Ainda assim, percebo como seria fácil ser iludido pela consciência mortal da limitação que permeia o mundo se eu me deixasse hipnotizar pelo ambiente!”

 

O que é iniciativa? É uma faculdade criadora dentro de você, uma centelha do Criador Infinito. Ela lhe pode conceder o poder de criar algo que ninguém jamais criou. Ela o impulsiona a fazer coisas de maneiras novas. As realizações de uma pessoa de iniciativa podem ser tão espetaculares quanto uma estrela cadente. Dando a impressão de criar algo a partir do nada, ela demonstra que o aparentemente impossível pode se tornar possível quando se emprega o grande poder inventivo do Espírito.

 

Aquele que cria não fica esperando uma oportunidade, culpando as circunstâncias, o destino ou os deuses. Ele agarra as oportunidades ou as cria com a varinha mágica de sua vontade, de seu esforço e de seu discernimento inquiridor.

 

Antes de se dedicar a encargos importantes, sente-se quieto, acalme os sentidos e os pensamentos e medite profundamente. Você será então guiado pelo grande poder criativo do Espírito.

 

Sempre que desejar criar alguma coisa, não confie em fontes externas. Aprofunde-se e procure a Fonte Infinita. Todos os métodos de êxito empresarial, todas as invenções, todas as vibrações musicais, todos os pensamentos inspiradores e obras escritas estão registrados nos anais de Deus.

Peixe na correnteza em Encinitas

  Como ter êxito em todos os aspectos

O homem mais sábio é aquele que procura Deus. O mais bem-sucedido é aquele que encontrou Deus.

 

Os melhores professores jamais o aconselharão a ser negligente; eles o ensinarão a ser equilibrado. Sem dúvida você tem que trabalhar para alimentar e vestir o corpo. Mas se permitir que um dever seja contraditório com outro, não se tratará de um verdadeiro dever. Milhares de homens de negócio estão ocupadíssimos em acumular riquezas, esquecendo  que também estão criando um bocado de doenças cardíacas! Se o dever para com a prosperidade o faz esquecer o dever para com a saúde, deixa de ser um dever. A pessoa deve se desenvolver de maneira harmoniosa. É inútil dedicar atenção especial a cultivar um corpo maravilhoso se ele abriga um cérebro de tolo. A mente também precisa ser desenvolvida. E se você tem saúde perfeita, prosperidade e conhecimentos intelectuais e mesmo assim não é feliz, isto significa que ainda não alcançou êxito em sua vida. Quando puder verdadeiramente dizer: “Sou feliz e ninguém pode me roubar esta felicidade”, você será um rei: terá encontrado a imagem de Deus dentro de si.

 

Outra condição do êxito é que não tenhamos resultados harmoniosos e benéficos só para nós, mas que também os compartilhemos com os outros. 

 

A vida deveria ser principalmente serviço altruísta. Sem esse ideal, a inteligência que Deus lhe deu não está se dirigindo a seu objetivo. Quando ao servir os outros você esquece o pequeno ego, sente o grande Eu do Espírito. Assim como os raios vitais do sol nutrem a todos, você deve espalhar os raios da esperança no coração dos pobres e dos abandonados, despertar coragem no coração dos que perderam ânimo, e ligar de novo a força no coração dos que se julgam fracassados. Quando você compreende que a vida é uma alegre batalha pelo dever e ao mesmo tempo um sonho fugaz; quando você se impregna da alegria de tornar os outros felizes oferecendo-lhes gentileza e paz, aos olhos de Deus sua vida é um êxito.

  Abundância e prosperidade

Aqueles que buscam prosperidade somente para si próprios fatalmente acabarão pobres ou sofrerão de desarmonia mental; mas os que consideram o mundo todo como seu lar e que realmente se preocupam com a prosperidade do grupo ou do mundo e trabalham por ela (...) encontram a prosperidade individual que lhes cabe de direito. Essa é uma lei certa e secreta.

 

Todos os dias, faça alguma coisa em benefício dos outros, mesmo que seja algo insignificante. Se você quer amar a Deus, é preciso amar as pessoas. Elas são filhas Dele. Você pode ser prestativo no plano material – dando aos que precisam – e no plano mental – dando conforto aos sofredores, coragem aos temerosos, amizade divina e apoio moral aos fracos. Você também semeia bondade quando desperta nos outros o interesse por Deus e quando cultiva neles um maior amor a Deus, uma fé mais profunda Nele. Quando deixar este mundo, as riquezas materiais ficarão para trás; mas todas as suas boas ações o acompanharão. Pessoas ricas que vivem na avareza e pessoas egoístas que nunca ajudam os outros não atraem riqueza na vida seguinte. Mas os que distribuem e compartilham, quer tenham muito, quer tenham pouco, atrairão a prosperidade. Esta é a lei de Deus.

 

Pense na Abundância Divina como uma poderosa chuva refrescante. Você a receberá de acordo com a vasilha que tiver nas mãos. Se tiver uma pequena xícara receberá apenas essa quantidade. Se tiver uma tigela, ela se encherá. Com que tipo de receptáculo você está pronto para receber a Abundância Divina? Talvez sua vasilha esteja defeituosa. Se assim for, conserte-a lançando fora o medo, o ódio, a dúvida e a inveja e depois lave-a com as águas purificadas da paz, da tranquilidade, da devoção e do amor. A Abundância Divina obedece à lei do serviço altruísta e da generosidade. Dê e receberá. Dê ao mundo o que de melhor tiver, e o que houver de melhor voltará a você.

 Afirmações para ter êxito  

Viverei com perfeita fé no poder do Bem Onipresente para trazer a mim o que eu precisar no momento certo.

 

Dentro de mim está o Infinito Poder Criador. Não irei para o túmulo sem ter realizado alguma coisa. Sou um homem-Deus, uma criatura racional. Sou o poder do Espírito, a Fonte dinâmica de minha alma. Criarei revelações no mundo dos negócios, no campo do pensamento e da sabedoria. Eu e meu Pai somos Um. Posso criar tudo que desejar, tal qual meu Pai Criador.Abóboras e a torre de lótus

  Afirmações para obter abundância divina

Ó Pai, almejo prosperidade, saúde e sabedoria imensuráveis não de fontes terrenas, mas de Tuas generosas mãos todo-poderosas que tudo possuem.

Não serei um mendigo pedindo prosperidade, saúde e conhecimento mortais e limitados. Sou Teu filho e como tal exijo sem limitações a herança de filho divino, parte de Tuas riquezas ilimitadas.

 

Pai Divino, eis minha oração: não me importa o que possuo permanentemente, mas dá-me o poder de adquirir à vontade o que quer que eu necessite diariamente.

 

 

 

 

 

 Aprofundamento do tema   

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados