|

Beleza e Alegria, Graça e Refúgio: Viver na Presença da
Mãe Divina

Seleções do legado de sabedoria de Paramahansa Yogananda

 

 Divine Mother (from God Talks With Arjuna, copyright Self-Realization Fellowship)Ao criar este universo, Deus revelou dois aspectos: o masculino ou paterno, e o feminino ou materno. (...) Na Natureza, você contempla o aspecto materno de Deus, pleno de beleza, suavidade, ternura e bondade. 

Gold Lotus Long

Deus como Mãe Divina sempre cuida de Seus filhos humanos, espreitando através do coração carinhoso de todas as mães verdadeiras. A misericórdia incondicional de Deus se expressa na mãe. O amor e o perdão instintivos da mãe, não importa o que seu filho fez, mostra-nos que Deus no fim vai perdoar os pecados de todos os seres humanos. É por isso que eu gosto de me relacionar com Deus não como a Divindade inflexível de alguns profetas, mas como a Mãe Divina que aguarda perdoar a todos e trazê-los de volta, depois de suas andanças voluntárias pelos caminhos das encarnações, pontilhados de erros.

gold lotus rule

Como criança insistente, chame constantemente a Mãe Divina, até que Ela diga: “Está bem, o que quer?” Ela está tão ocupada com a criação que não responde logo; mas atenderá à criança teimosa, que chora e grita por Ela.  

A Mãe Divina está muito ansiosa por tê-lo de volta, mas primeiro você precisa provar que só quer a Ela. Deve chorar insistente e incessantemente: então, Ela sorri e vem imediatamente para o seu lado. O Espírito Divino não é parcial; a Mãe ama a todos. Mas Seus devotos valorizam o Seu amor, respondem ao Seu amor. Observo os efeitos naqueles que conquistaram um pouco de amor humano ou de dinheiro – como ficam felizes! Mas se pudessem ver a força, a alegria, o amor que há na Mãe Divina, fugiriam de tudo o mais.  

gold lotus rule

Mãe Divina, escutei Tua voz na eloquente fragrância da rosa. Escutei Tua voz nos sussurros balbuciantes de minha devoção. Escutei Tua voz por baixo do estrondo de meus pensamentos mais ruidosos. Foi Teu amor que falava através da voz da amizade. Toquei Tua ternura na maciez do lírio.

Ó Mãe Divina, explode o amanhecer e mostra Tua face de luz! Explode o sol e mostra Tua face de poder! Explode a noite e mostra Tua face de luar! Explode meus pensamentos e mostra Tua face de sabedoria! Explode meus sentimentos e mostra Tua face de amor! Explode meu orgulho e mostra Tua face de humildade! Explode minha sabedoria e mostra Tua face de perfeição!

Enquanto eu Te chamava no deserto de minha solidão, irrompeste através do amanhecer para saudar-me com Tua alegria. Emergiste da porta derretida do sol para derramar Teu poder nos poros de minha vida. Rasgaste a noite de minha ignorância para revelar Teus raios prateados de eloquente silêncio!

gold lotus rule

Enquanto outros dissipam seu tempo, meditem, e verão que, na meditação, esse Silêncio falará com vocês. (...) Em toda parte vejo o Espírito Divino manifestando-se sob a forma da Mãe. A água condensada transforma-se em gelo, e assim também o Espírito invisível pode congelar-se em uma forma pela “friagem” de minha devoção. Se vocês pudessem ver os lindos olhos da Mãe que contemplei ontem à noite! Meu coração se enche de alegria eterna. A pequena taça de meu coração não consegue conter a alegria e o amor que contemplei naqueles olhos – fitando-me, às vezes sorrindo. Eu Lhe disse: “Oh, e as pessoas Te consideram irreal!” E a Mãe Divina sorriu. Eu disse: “Tu é que és real, e tudo o mais é irreal!” E a Mãe Divina sorriu de novo. Orei: “Ó Mãe, sê real para todos”.

gold lotus rule  

Há dois tipos de buscador: os que são como o macaquinho e os que são como o gatinho. O macaquinho se pendura na mãe; mas quando ela pula, ele corre o risco de cair. O gatinho é carregado pela mãe gata, satisfeito de ir onde ela o leva. Ele confia totalmente na mamãe gata. Eu sou mais assim; entrego toda a responsabilidade à Mãe Divina. Mas é preciso grande força de vontade para manter esta atitude. Em qualquer circunstância – saúde ou doença, riqueza ou pobreza, dia ensolarado ou nublado – seu sentimento precisa continuar inabalável. Mesmo que você esteja na caixa de carvão do sofrimento, não pergunte a razão de ter sido colocado ali pela Mãe Divina. Tenha fé em que Ela sabe o que faz. Muitas vezes o que parece um desastre acaba sendo uma bênção. (...) 

O desalento não é senão a sombra que projeta a mão da Mãe Divina estendida carinhosamente. Não se esqueça disso. Às vezes, quando a Mãe vai acariciá-lo, Sua mão produz uma sombra antes de o tocar. Desse modo, quando as dificuldades chegarem, não imagine que Ela o está punindo. Sua mão projetando uma sombra detém alguma bênção ao estender-se até você para trazê-lo para mais perto Dela.

gold lotus rule  

Você foi enviado à Terra para viver o espetáculo cósmico divino e depois voltar para a sua morada em Deus (…). Digo: “Senhor, este é Teu espetáculo. Pois que seja. Mas não me importa ser parte dele, exceto para cumprir Tua vontade. Farei Teu trabalho o mais rápido possível e me retirarei de Tua peça; mas também quero levar outros embora deste drama ilusório de comédias e pesadelos.” (...)

Mas enquanto ele existir para você, tenha apenas uma linha de pensamento na mente: Deus. (...) Feche os olhos, pense em Deus e clame pela Mãe Divina com toda a alma. Você pode fazer isso a qualquer momento, em qualquer lugar. Não importa o que mais esteja fazendo, você pode conversar mentalmente com Deus: “Senhor, procuro a Ti. Não quero coisa alguma, mas apenas a Ti. Anseio por estar sempre Contigo. Tu me fizeste à Tua imagem e meu lar é Contigo. Não tens o direito de manter-me longe de Ti. Talvez eu tenha agido mal, tentado pelas ilusões de Teu plano cósmico; mas, porque és minha Mãe, meu Pai, meu Amigo, sei que Tu me perdoarás e me trarás de volta. Quero voltar para Casa. Quero ir para Ti.”

Self-Realization Fellowship - Paramahansa Yogananda Biography of a Yogi

 

SRM Spring 2001Leia mais deste artigo no fascículo Spring 2001 da revista Self-Realization

 

 

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados