|
Amor humano e amor divino

Amor humano e amor divino O maior amor que se pode experimentar é a comunhão com Deus na meditação. O amor entre a alma e o Espírito é o amor perfeito, que todos buscam. Quando você medita, o amor aumenta. Milhões de emoções passam pelo coração. (…) Se meditar profundamente, você receberá um amor que nenhuma linguagem humana pode descrever; conhecerá o amor divino e será capaz de dar este amor puro aos outros.

lotus gold left

Se você pudesse sentir uma partícula mínima do amor divino, seria tão grande sua alegria – tão arrebatadora – que você não conseguiria contê-la.

lotus gold left

O mundo como um todo tem esquecido o verdadeiro significado da palavra amor. Este sentimento tem sido tão desvirtuado e crucificado pelo ser humano que pouquíssimas pessoas sabem o que é o verdadeiro amor. Assim como o óleo está presente em todas as partes da azeitona, também o amor permeia todas as partes da criação. Mas definir o amor é muito difícil, pela mesma razão que as palavras não podem descrever plenamente o gosto de uma laranja. Você precisa provar a fruta para sentir seu sabor. Assim é com o amor.

lotus gold left

No sentido universal, o amor é o poder divino de atração, que harmoniza, une e vincula. (…) Quem vive em sintonia com a força de atração do amor alcança a harmonia com a natureza e com seus semelhantes, sendo atraído para a reunião beatífica com Deus.

lotus gold left

“O amor comum é egoísta, sombriamente enraizado em desejos e satisfações. O amor divino é incondicional, ilimitado, imutável. O fluxo do coração humano desaparece para sempre ao toque extasiante do puro amor”, disse Sri Yuteswar.

lotus gold left

Muitos seres humanos dizem “eu te amo” um dia, para rejeitá-lo no dia seguinte. Isto não é amor. Quem tem o coração repleto de amor por Deus é incapaz de ferir alguém propositadamente. Quando você ama a Deus sem reservas, Ele preenche seu coração com amor incondicional por todos.  Nenhuma língua humana pode descrever este amor. (...) O homem comum é incapaz de amar os outros desta maneira. Centrado na consciência do “eu, mim e meu”, ainda não descobriu o Deus onipresente que está nele e em todos os outros seres. Para mim, não há diferença entre uma pessoa e outra; vejo todas como almas-reflexos do Deus único. Não consigo ver ninguém como estranho, pois sei que todos somos parte do Espírito Único. Quando você souber, por experiência, o verdadeiro significado da religião, que é conhecer a Deus, compreenderá que Ele é seu Eu e que existe igual e imparcialmente, em todos os seres. Então sera capaz de amar os outros como a seu próprio Eu.

lotus gold left

Na consciência dos que estão imersos no amor divino não há engano, limitação de casta ou credo, nem fronteiras de qualquer espécie. Quando você sentir esse amor, não verá diferença entre a flor e o animal, entre um ser humano e outro. Comungará com a natureza inteira e amará por igual a toda a humanidade.

lotus gold left

A compaixão por todos os seres é necessária para a realização divina, pois no próprio Deus transborda essa qualidade. Aqueles que têm um coração terno conseguem colocar-se no lugar dos outros, sentir o sofrimento deles e tentar aliviá-lo.

lotus gold left

A lição que viemos aprender na Terra é desenvolver o amor puro e incondicional entre marido e mulher, entre pai e filho, entre amigos, entre o eu e todos.

lotus gold left

Desejar perfeição ao ser amado e sentir alegria pura pensando naquela alma é amor divino, e esse é o amor da verdadeira amizade.

lotus gold left

O amor de Deus, o amor do Espírito, é um amor que consome tudo. Uma vez que o tenha experimentado, ele o levará cada vez mais longe nos domínios eternos. É um amor que jamais será removido de seu coração; aí ele arderá e nesse fogo você encontrará o grande magnetismo do Espírito que atrai os outros a você e que atrai tudo o que você verdadeiramente precisa ou deseja.

Eu lhes digo, em verdade, que todas as minhas perguntas foram respondidas, não pelo homem, mas por Deus. Ele é. Ele é. É o espírito Dele que lhes fala por meu intermédio. É do Seu amor que lhes falo. Frêmito após frêmito! Como brisa suave, Seu amor apodera-se da alma. Dia e noite, semana após semana, ano após ano, esse amor continua crescendo – você não sabe onde vai terminar. E isso é o que você está buscando, cada um de vocês. Você pensa que quer amor humano e prosperidade, mas por trás dessas coisas é seu Pai quem o está chamando. Se você compreender que Ele é maior que todos os Seus dons, você O achará.

lotus gold left

Os entes queridos nos prometem amor eterno; mas quando mergulham no Grande Sono, esquecidos das lembranças terrenas, de que valem as promessas? Quem, em silêncio, nos ama para sempre? Quem nos recorda, quando o resto nos esquece? Quem continuará do nosso lado, quando tivermos que deixar os amigos deste mundo? Só Deus!

lotus gold left

O Senhor sempre sussurra a você em silêncio: (...)

“Sem pronunciar uma palavra, sempre os amei. Somente eu posso realmente dizer “Eu te amo”, pois os amei antes mesmo de nascerem. Meu amor lhes dá a vida e os sustenta neste exato instante; e sou o único que pode amá-los depois que os portões da morte os aprisionarem e onde ninguém, nem mesmo o maior amante humano, poderá alcançá-los.”

lotus gold left

O maior romance que se pode ter é o romance om Deus. O amor humano desaparece rapidamente, mas o romance com Deus é eterno. Não deixe passar nem um dia sem vê-Lo. É por isso que escrevi: “Por muitas encarnações clamei por Teu nome, buscando-Te às margens dos riachos de meus sonhos.”* Sempre digo a Deus que Ele é o culpado por me enviar aqui, mas pelo menos percebo que todas as ilusões da vida fizeram com que eu O aprecisasse ainda mais, estimulando-me a buscá-Lo. Foi sempre Ele, o Pai por trás de todos os pais, a Mãe por trás de todas as mães, o Amante por trás de todos os que amam, que busquei ao longo das encarnações. Ele é o Amante e nossa alma é o ser amado. Quando a alma encontra o maior Amante do universo, inicia-se o romance eterno. O amor que você buscou ao longo das encarnações em todos os amores humanos finalmente é seu. Você jamais vai querer outra coisa.

* “Tristezas do amor divino”, em Cantos Cósmicos.

Aprofundamento do tema:

“O romance eterno”, em O Romance com Deus, de Paramahansa Yogananda 

“Uma escritura de amor”, em O Romance com Deus

“Como cultivar o amor divino”, em O Romance com Deus

“Senhor, possui-nos com Teu amor”, em A Eterna Busca do Homem, de Paramahansa Yogananda 

“Tristezas do amor divino”, em Cantos Cósmicos, de Paramahansa Yogananda

Copyright © Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados